segunda-feira, 13 de junho de 2016

Um gênio a frente de seu tempo: Van Gogh




                                                (Auto Retrato-1889)

                   Gosto muito de arte, principalmente de pintura, então decidi abrir um espaço para falar um pouco sobre a vida e obra de alguns artistas. Vou começar falando do meu pintor favorito: Van Gogh.
                   Vincent Willem Van Gogh, nasceu em 30/03/1853, na Holanda. Foi um pintor pós-impressionista. Seus trabalhos incluem retratos, autorretratos, paisagens, natureza morta. Desenhava quando criança, mas deu início a seus trabalhos de pintura mesmo, após os vinte anos. Em pouco mais de uma década, produziu cerca de 2.100 obras. Antes de se tornar pintor chegou até a frequentar um seminário, servindo também como missionário numa região de mineração, na Bélgica, e retratou alguns trabalhadores em suas pinturas.
                                                     (Os comedores de batata-1885)
           
                    Em março de 1886, muda-se para Paris, onde é acolhido por um de seus irmãos, Theo, um pequeno negociante de arte, que mesmo tendo poucos recursos, sempre o ajudou. Lá teve contato com o Impressionismo, o que influenciou bastante o seu trabalho.
                                                     (Vaso com doze girassóis-1889)
        
                   Em Paris, conviveu com outros artistas, como Paul Gauguin, Edgar Degas, Toulouse Lautrec, Paul Signac, entre outros, os quais também influenciaram seu trabalho. Em 1888, parte para Arles, interior da França, onde se dedica freneticamente à pintura. Paul Gaugin decide se juntar a ele, mas a convivência entre os dois foi um desastre...Foram vários trabalhos, porém as brigas foram maiores ainda! Até que em uma delas, Van Gogh ameaça Gauguin com uma navalha, este então vai embora. Van Gogh, que tinha crises de depressão, corta então sua própria orelha! Depois desse episódio, vieram outras crises, ele decide se internar em um sanatório. O hospital ficava próximo a região de Saint-Rémy, uma região de trigo, vinhas e olivais, que influenciaram os temas de suas pinturas seguintes. As pequenas pinceladas também evoluiram para curvas espiraladas...
                                                           (Iris-1890)

                    Deixou o hospital em maio de 1890 e se mudou para Auvers, perto de Paris e do irmão. Pintava regularmente, e começou a se consultar com o doutor Paul Gachet, que serviu de modelo para uma de suas mais famosas pinturas. Porém, apesar de todos os esforços, sua depressão o consumia, e em 27/07/1890, ele dá um tiro em seu peito, foi levado para o hospital, mas não resistiu e morreu três dias depois.
                                          (Retrato de doutor Gachet-1890)

                      Suas pinturas hoje são mundialmente famosas, com traços marcantes e característicos. Seus temas, seus traços, suas cores, tudo faz parte de um estilo único e tão apreciado em nosso tempo. Porém, em vida, ele não teve reconhecimento de seu trabalho, conseguindo vender somente um quadro....Em sua homenagem foi criado o Museu Van Gogh, em Amsterdam.
                      Sobre seu incidente com Gauguin e a orelha cortada, existe uma especulação, de que sua amante Virgine havia se apaixonado por Gauguin, e ele então por vingança cortou-a e teria a enviado a Virgine em um envelope ensanguentado...Embora de temperamento imprevísivel e um espírito um tanto perturbado, Van Gogh era um artista a frente de seu tempo...Incompreendido em sua época, hoje é um dos pintores mais conhecidos no mundo. Suas obras se encontram nos mais famosos museus , suas pinturas são reproduzidas em pôsteres, estampas e agradam os mais diversos tipos de pessoas. Pena que não teve a oportunidade de vivenciar seu sucesso...
                                                       (Noite Estrelada-1889)

Nenhum comentário:

Postar um comentário