domingo, 24 de abril de 2016

A Revolta do Cuspe

            Sou bacharel em História, mas não atuo no magistério. Admiro profundamente meus colegas que seguiram esse caminho, porque ser professor no nosso país é um desafio cada vez maior. Sempre me pego pensando como seria se tivesse seguido por esse caminho, mas alguns acontecimentos chocantes que vemos todos os dias me fazem não me arrepender de minha escolha....Imagina se no final de minha carreira eu teria que explicar coisas como "A Revolta do Cuspe"???
            A pequena brincadeira é para demonstrar meu espanto frente a acontecimentos como os da última semana, envolvendo um deputado e um renomado ator da Rede Globo. No primeiro incidente o Deputado Federal do Rio de Janeiro pelo PSOL, Jean Wyllys, na sessão da votação pelo impeachment na Câmara dos Deputados, cuspiu em direção ao também Deputado Federal do Rio de Janeiro pelo PSC Jair Bolsonaro. O deputado Jean Wyllys alega apenas ter se defendido, pois teria sido ofendido por Jair,seu filho Eduardo  e outros parlamentares a favor do impeachment desde o começo da sessão (infelizmente só temos a gravação do cuspe!). Não estou chamando Jean Wyllys de mentiroso, não presenciei o ocorrido, mas ele como político e defensor dos direitos da comunidade LGBT, em minha opinião deveria ter tomado uma atitude diferente! A violência incita a violência! Nesse rumo onde vamos parar?

             O outro episódio foi protagonizado pelo ator global José de Abreu, que com certeza muitos já viram na internet, onde o ator cospe em um casal. Não dá para ver de onde a confusão começou, sim depois da cuspida o homem xingou muito o ator...José é petista assumido, em suas redes sociais ele diz que sua esposa  e ele foram xingados e por isso acabou no que vimos...Pode ser, mas mais uma vez o que está em questão é a intolerância que estamos vivendo...Eu mesmo várias me sinto agredida por pessoas de opiniões diferentes das minhas nas redes sociais, que não conheço e vem com ironia, insultos, mas decidi deixar para lá... e se chegar em outro nível, vou procurar meus direitos... A situação já está difícil, por que temos de piorar? Os dois lados não dizem estar lutando por democracia? E a democracia não é cada um defender o que pensa?
             Em 1967, em um protesto contra a Guerra do Vietnã, a então adolescente Jan Rose Kasmir, enfrenta os soldados da Guarda Nacional Americana, fora do Pentágono, com uma flor nas mãos...Então que cada um dê o seu melhor! O ódio e a intolerância se alimentados, geram um ciclo sem fim...Se vierem pedras (ou cuspes!) mostre que você pode ser melhor e ofereça flores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário