quinta-feira, 3 de março de 2016

Dica de filme: Bonequinha de Luxo


                                                          Ficha Técnica:

Título Original: Breakfast at Tiffany's
Origem: Estados Unidos, 1961.
Direção: Blake Edwards
Roteiro: George Axelroad, baseado em livro de Truman Capote
Produção: Martin Jurow e Richard Shepherd
Fotografia: Franz Planer e Philip H. Lathrop
Edição: Howard A. Smith
Música: Henry Mancini
Elenco: Audrey Hepburn, George Peppard, Patricia Neal, Bubby Ebsen, Mickey Rooney

           Tem quem não goste e diga que não parde tempo para assistir "filme velho" (a arte não envelhece!!), mas eu amo filmes clássicos. Então vou começar falando do meu filme preferido "Bonequinha de Luxo", com o ícone de estilo e elegância Audrey Hepburn. O filme é uma comédia romântica adaptada do livro de Truman Capote, e foi dirigido por Blake Edwards (O mesmo de A Pantera Cor de Rosa e Um convidado bem trapalhão).

    A fotografia do filme é ótima, mostrando Nova York de um jeito todo especial e romântico. Tem muitas cenas memoráveis (como as da festa no apartamento da protagonista, com situações surreais), a cena de abertura na frente da joalheria Tiffany's (tudo que uma garota sempre sonhou!!), uma cena em que a protagonista pede a seu amigo que a acompanha a um bar para se embebedarem (um bar que com certeza ninguém já viu igual), entre outras...


            O figurino, assinado por Hubert de Givenchy, é simplesmente perfeito (um espetáculo a parte para os fãs de moda!). E a trilha sonora a cargo de Henry Mancini é a cereja do bolo neste filme.

           Se você procurar uma resenha sobre o filme, provavelmente vai encontrar que Holly Golightly (nossa querida Audrey), é uma garota de programa que vive em Nova York em busca de um marido rico, e vive um dilema quando se interessa pelo novo vizinho Paul Varjak (George Peppard, lindo na época, mas já falecido hoje também), um "escritor" que é sustentado pela amante mais velha. Mas é muito mais que isso...na verdade, ela seria um tipo de acompanhante e não prostituta (mas a questão nem é essa), o personagem é bem mais complexo e divertido...se você for uma mulher, com certeza vai se identificar com ela em alguns aspectos. Ela é confusa, desorganizada, sarcástica, finge ser forte quando na verdade é só uma garotinha assustada. 
          Eu assisto o filme, pelo menos, umas três vezes ao ano, e sempre (sempre mesmo!!) choro no final... Para quem já gosta ou quer entrar no mundo dos clássicos, vale a pena conferir. Espero que se divirtam pelo menos um pouquinho do que eu me divirto com esse filme. Até a próxima dica!


Um comentário: