segunda-feira, 7 de março de 2016

Vamos defender VERDADEIROS inocentes: a luta contra o câncer



          Vemos todos os dias o aumento alarmante nos índices de câncer no mundo todo. Quem já teve ou tem (ou em alguém muito próximo) sabe o quanto esse diagnóstico assusta..Sabemos que temos que pensar positivo e/ou dar força para quem está passando por isso. Mas no nosso país entra um fator que pode assustar muito mais quem tem que enfrentar esta batalha: a falta de medicamentos e aparelhagem necessários ao tratamento.
            Os hospitais públicos precisam de reformas necessárias para receber novos equipamentos de radioterapia, e as reformas mais parecem obras faraônicas...não terminam nunca. E onde já possuem os aparelhos (seja de radio ou quimioterapia), estes vivem quebrando e até que sejam providenciadas as manutenções necessárias, é outra novela.

             Gastam milhões em propaganda para conscientizar a população da necessidade de fazer os exames regularmente, que um diagnóstico nos estágios iniciais tem uma chance muito maior de cura....Por que não gastar um pouco menos na propaganda e investir mais no tratamento?? Ou desviar menos dinheiro voltado para a saúde (quem faz isso para mim é cúmplice de múltiplos assassinatos, de pessoas que morrem por falta de atendimento). Ter um diagnóstico precoce é só para as pessoas sofrerem mais tempo, sem saber se conseguirão ter o tratamento necessário??
         
              A região Norte é onde a situação é mais precária. No Nordeste, a coisa também não é muito melhor, muitas pessoas tem que interromper o tratamento (não é raro que seja por mais de uma vez), aguardando que a situação seja "normalizada".
              Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), primeiro a pessoa deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima quando apresentar um sintoma, se esta Unidade não tiver condições de atender o caso, deverá encaminhar para um ambulatório de especialidades ou para um hospital, lá um especialista na área vai solicitar os exames para comprovar ou não a existência de um câncer. A burocracia e espera nesse processo é enorme (ué, não é esse sistema que o ex-Presidente disse que é motivo de orgulho??)
              Claro que existem instituições públicas especializadas nessas áreas que são muito boas e servem de exemplo, como o Hospital de Câncer de Barretos e o Hospital do Câncer de Franca, mas nem todos tem acesso a estas instituições.
             No final da década de 1980, o químico Gilberto Orivaldo Chierice sintetizou a fosfoetanolamina, um composto orgânico, presente no organismo de diversos mamíferos, que ajuda a formar as membranas celulares e ainda tem função sinalizadora, ou seja, informa ao organismo processos e situações atravessadas pelas células (sim, temos ouvido falar muito nela agora, mas já tem quase 30 anos!), e este composto pode ter ação antitumoral, impedindo que o câncer se espalhe e produzindo a morte de suas células. Para conseguir aprovação são necessários testes e cumprir uma série de exigências documentais, que são realmente necessários para segurança dos pacientes, mas o problema maior é a demora gerada por toda essa burocracia (entra também a questão de patentes, que sinceramente não tenho conhecimento para falar sobre o assunto), e enquanto isso as pessoas continuam sofrendo enquanto acontecem todos esses trâmites (e esse processo não é longo somente no Brasil).
             Além de todos esses problemas, a saúde no nosso país ainda sofre com mais um problema: o das greve dos funcionários do setor. Todos devem reivindicar por melhores salários, mas quando já existe uma situação muito ruim, aí é que complica tudo mesmo. Sempre vemos em jornais, TV, internet as várias mobilizações do setor de saúde buscando reajustes salariais e melhores condições de trabalho (sim, temos que tirar o chapéu, eles até fazem muito ás vezes dadas as circunstâncias em que trabalham).

Mas a intenção toda dessas linhas que escrevo é que devemos lutar por coisas que realmente valham a pena, vestir a camisa (e NÃO a vermelha) para defender VERDADEIROS inocentes, pessoas que realmente são vítimas (vítimas de um sistema falido, de um descaso total, da falta de verbas ocasionada pela corrupção) e não adotarmos o conformismo "A vida é assim, todo mundo morre". Sim , todo mundo morre, mas que seja dada a chance a cada um de poder lutar enquanto houver fôlego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário