terça-feira, 19 de julho de 2016

Talento em foco: Daniel Day-Lewis


                Sem sombra de dúvidas este ator é um dos melhores de todos os tempos. É o único ator a conquistar por três vezes o Oscar de Melhor Ator. E é meu favorito!! Ele é muito crítico com seu trabalho, mas para mim é sempre perfeito. Vamos falar um pouco sobre Sir Daniel Day-Lewis.
                Sir Daniel Michael Blake Day-Lewis nasceu em 29/04/1957, em Londres, Inglaterra. Tem nacionalidade britânica e irlandesa, é filho do poeta Cecil Day-Lewis e da atriz Jill Bacon. Daniel estudava em escolas públicas, mas abandonou os estudos aos 13 anos. Porém logo conseguiu um papel em Sunday Bloody Sunday, de John Schlesinger. Se apaixonou pela arte de atuar e tentou se dedicar ao máximo a aprender o ofício, voltando a atuar na TV somente 10 anos mais tarde, quando acreditava ter conseguido desenvolver seu talento e sua técnica. Enquanto isso estudou nas melhores companhias de teatro britânicas.

                Em 1981, ele atuou em dois filmes para a TV: Frost in May  e Artemis 81. Em 1982 estréia no cinema no filme Gandhi, sobre o líder pacífista da Índia (i nterpretado por Ben Kingsley). Daniel teve um pequeno papel, Colin, um garoto de rua.
               No ano de 1984, deu vida ao personagem John Fryer em Rebelião em Alto Mar, do diretor Roger Donaldson, que conta a história da tripulação de um navio, no final do século XVIII, que sofrem nas mãos de um comandante déspota e decidem organizar um motim. Com Mel Gibson e Anthony Hopkins no elenco. Em 1985, interpretou Johnny na comédia inglesa Minha Adorável Lavanderia, filme que acabou se tornando cult, por abordar temas como imigração, preconceito racial, crise econômica...
             
                 Em 1986, interpretou o personagem Cecil Vyse, no romance do diretor James Ivory, ao lado de Helena Bonham Carter e Judy Dench. Em 1987 é Tomas, um dos protagonistas do filme A Insustentável Leveza do Ser, um médico que se envolve em um triângulo amoroso durante a Primavera de Praga, em 1968.
                 Em 1989, interpretou seu primeiro personagem a lhe render um Oscar: Christy Brown, um rapaz que nasceu com paralisia cerebral, em uma humilde família, e que só consegue movimentar seu pé esquerdo. Mesmo assim, ele vence os desafios e consegue se tornar pintor e escritor.Baseado em fatos reais. O ator não saía da cadeira de rodas, mesmo quando não estava filmando, para viver as dificuldades de seu personagem todo o tempo! O filme foi dirigido por Jim Sheridan. Em 1992 da vida ao protagonista HawKeye em O Último dos Moicanos, do diretor Michael Mann.

                Em 1993, em uma nova parceria com o diretor Jim Sheridan, interpreta Gerry Conlon, no filme Em Nome do Pai. No filme, seu personagem é acusado injustamente de ter participado de um atentado do IRA e pega prisão perpétua. Também em 1993, atua no romance A Época da Inocência, um trabalho bem diferente do diretor Martin Scorsese, ao lado de Michelle Pfeiffer e Winona Ryder. O filme divide opiniões, eu porém, acho o romance mais bonito já feito!Em 1996, contracenou novamente ao lado de Winona Ryder em As Bruxas de Salém, do diretor Nicholas Hytner.
                No ano de 1997, ele volta para outra parceria com Sheridan, no filme O Lutador, no papel de Danny Flynn. O filme teve críticas ruins, e Daniel muito crítico com o seu trabalho, abandonou tudo e foi viver na Itália (ficou 5 anos!) trabalhando como sapateiro!! Em 2002, o diretor Martin Scosese (obrigada por isso!) conseguiu convencê-lo a voltar ao cinema, como Bill, o açougueiro no drama Gangues de Nova York. 

               Em 2005 vive Jack Slavin, um pai superprotetor que vive em uma ilha com sua filha tentando livrá-la das influências do mundo. Foi dirigido por sua esposa Rebecca Miller. Em 2008 in tegra o elenco do filme Sangue Negro, do diretor Paul Thomas Anderson, como o personagem Daniel Plainview, o qual lhe rendeu seu segundo Oscar de Melhor Ator. Na minha modesta opinião, é sua mehor atuação, você começa o filme se sensibilizando com o personagem e termina com um ódio mortal!!!
              Em 2009 interpreta Guido Contini, um cineasta que atravessa a crise da meia idade, um bloqueio criativo e muitas confusões criadas por ser um mulherengo, no musical Nine, do diretor Rob Marshall, baseado na obra 8 1/2  de Federico Fellini. O longa conta com Nicole Kidman e Penélope Cruz no elenco. Em 2012 interpreta o presidente mais famoso dos Estados Unidos, Abraham Loncoln, no filme Lincoln, que lhe rendeu seu terceiro Oscar. O filme dirigido por  Steven Spielberg, foi um sucesso de público e crítica.
               Ele é um ator seletivo, só faz um filme quando realmente acredita na idéia e que pode desempenhar muito bem o papel. Existem especulações de que seu método excêntrico consiste em não sair dos personagens enquanto está gravando (como já citei no caso de Meu Pé Esquerdo), o que segundo dizem já lhe causou problemas de saúde, como costelas quebradas e pneumonia...Então ele abandonaria sua pessoa, e se entregaria por completo ao personagem! Seja como for, dá muito certo! Não é uma "super celebridade", é muito atencioso com a imprensa quando dá uma entrevista, mas não são muitas...Não vive em festas, e vive uma vida simples com sua família nas montanhas irlandesas. Simplesmente amo esse homem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário