quarta-feira, 13 de julho de 2016

A exaltação do belo: Claude Monet

                                   (Claude Monet)

              O termo Impressionismo veio de um de seus quadros: Impressão, nascer do sol (1872). O Impressionismo foi um movimento que surgiu na pintura francesa, no século XIX. E tinha como um dos grandes expoentes o pintor em questão: Oscar-Claude Monet.
              O movimento impressionista tinha entre suas características a mudança de luz nas paisagens, conforme a hora e o clima do dia, é a captação de um momento, como uma foto. Ele inicia pesquisas sobre a ótica e suas ilusões. Rompe com o passado e culturas tradicionais.
                                    (A Ponte Japonesa-1899)

                Monet nasceu em Paris, em 14 de novembro de 1840.Aos cinco anos, mudou-se com a família para Le Havre, na Normandia. Seu pai, que tinha uma pequena mercearia, desejava que o filho desse continuidade ao seu trabalho, mas ele sempre quis ser pintor. Em 1851, entrou para a escola secundária de artes e ficou conhecido pelas caricaturas que fazia. Sua mãe lhe dava muito apoio, porém ela faleceu em 1857. Monet então abandona a escola e vai viver com sua tia Maria Jeanne Lecadre.
                                     (Impressão, nascer do sol-1872)

                  Em 1859, Monet volta a viver em Paris, frequentava a Academia Suíça, onde copiava grandes pintores. Em 1861, foi obrigado a servir o exército na Argélia. Sua tia concordou em lhe conseguir uma dispensa, mas ele teria que frequentar a universidade...Ela cumpriu sua promessa...já ele...
                  Decepcionado com a pintura acadêmica na universidade, em 1862, foi estudar artes com Charles Greyer, em Paris, onde ele conheceu Camille Pissaro e Gustave Coubert. Juntos desenvolveram a técnica de pintar, o efeito das luzes, através de rápidas pinceladas, o que daria o surgimento do Impressionismo. Por essa época também conheceu sua futura esposa Camille Doncieux, a qual retratou muitas vezes em suas obras.
                                  (Mulher com Sombrinha-1871)

                 
                    Em 1863, Monet alugou um pequeno estúdio em Paris. Neste mesmo ano entraria para o Salão Oficial de Pintura de Paris, com as obras Estuário do Sena e Ponte sobre Hève no Vazante. No ano seguinte, expôs mais duas de suas telas. Em 1868, passou por sérias dificuldades financeiras, teve um quadro exposto que recebeu uma crítica negativa (não era seu ano de sorte!) a  obra Navio deixando o cais de Le Havre, mas para amenizar ganhou uma medalha de prata na Exposição Marítima Internacional de Le Havre.
                                (Mulheres no Jardim- 1866/1867)

                   No ano de 1870, Monet se casa oficialmente com Camille, após três anos do nascimento do primeiro filho. Com o advento da Guerra Franco-Prussiana, se refugia com a família em Londres. De volta à França, em 1871, vai viver em Argenteuil, onde recebia vários amigos, futuros impressionistas como Édouard Manet, Pierre-Auguste Renoir, Alfred Sisley... É considerado o período mais fértil de sua carreira.
                   Em 1872 pinta o quadro que deu origem ao nome do movimento, o qual foi exposto na primeira exposição impressionista, em 1874. Torna-se amigo de um casal de milionários que admirava seu trabalho: Alice e Ernst Hoschedé. Monet se apaixona por Alice. Em 1878, se muda com a família para Paris, neste ano nasce seu segundo filho. No ano seguinte sua esposa falece, de câncer.
                           (A Ponte de Argenteuil-1874)

                      Em 1883 muda-se novamente, dessa vez para Giverny, na Normandia. Manteve contato com Alice por cartas, até 1891, quando o marido desta falece. No ano seguinte Monet e Alice se casam. No seu novo lar, cria uma espécie de pequeno paraíso, onde construiu o lago com nenúfares (que lhe renderiam famosas pinturas), e a ponte japonesa, também conhecida de suas obras. Monet viveu até os 86 anos e foi enterrado em sua propriedade...
                         (Mulher sentada num banco-1874)

                   Quase nenhum artista conseguiu captar a "alma da paisagem" como Monet... Seus quadros revelam que existem várias facetas de beleza em cada coisa... Sua técnica inovadora, sua paixão pela pintura, tudo isso se reflete em suas obras e tocam os corações dos amantes das artes.
                  Apesar de em alguns momentos de sua vida ter passado por dificuldades financeiras, foi um pintor que teve reconhecimento ainda em vida.Porém acredito que não fazia idéia que sua arte ecoaria na eternidade...
                        (Caminhada de Clifftop em Pourville-1882)



Nenhum comentário:

Postar um comentário