segunda-feira, 25 de julho de 2016

Personalidade Histórica: Abraham Lincoln


              Tido como um dos melhores presidentes de todos os tempos dos Estados Unidos, Abraham Lincoln nasceu em Hodgenville, no Kentucky, em 12 de fevereiro de 1809. Foi o 16º presidente filho de uma família de pequenos produtores rurais, o jovem Lincoln não queria seguir os mesmos passos...Apegados aos livros desde cedo, seu pai muitas vezes o castigou por considerá-lo um preguiçoso. Em 1831 saiu de casa e teve alguns empregos, como condutor de barcos e logista.
              Em 1834, foi eleito para o Legislativo do Estado de Illinois. Em 1837 tornou-se advogado. Em 1842, se casou  com Mary Todd e foi eleito para a Câmara Representativa dos Estados Unidos, em 1846, onde cumpriu um mandato. Ao final deste retornou para Springfield, para exercer a advocacia. Entre os anos de 1847 e 1849 foi representante de Illinois no Congresso e propôs várias medidas que o colocaram em uma posição difícil. Queria uma emancipação gradativa para os escravos (o que desagradou abolicionistas e defensores da escravidão). Fez oposição contra a invasão de terras no México (mas que ao final rendeu novas incorporações de terras aos americanos), além disso fez campanha para que essas novas terras ficassem livres da escravidão.
   
                Sua oratória lhe rendeu notoriedade, tanto que o recém criado Partido Republicano o convidou para entrar na disputa pelo senado contra Stephen A. Douglas. Lincoln perdeu a eleição, mas seus debates o trouxeram cada vez mais reconhecimento. Em 1860, o Partido Republicano decide o lançar a candidatura a presidente, a qual ele venceu.
                Porém, antes mesmo do início de seu mandato, em 04/02/1861, 11 estados sulistas (Alabama, Arkansas, Flórida, Geórgia, Louisiana, Carolina do Norte, Mississipi, Carolina do Sul, Texas, Tennessee e Virgínia, se rebelaram e decidiram se separar da União, formando os Estados Confederados da América). Lincoln decide então ir à guerra numa tentativa de restaurar a União. Dá-se início logo no princípio de seu mandato, a Guerra de Secessão Americana, colocando o norte contra o sul do país. O norte pretendia restaurar, o sul queria se separar. O norte era mais evoluído e industrializado, enquanto o sul se baseava nos latifúndios escravocratas.

                  No in ício ele encontrou um país com problemas financeiros e um exército despreparado e por cerca de dois anos os Confederados levaram vantagem (embora ela diminuísse cada dia mais). Em 1863, conseguiu que fosse aprovada a Lei de Proclamação de Emancipação, encorajando assim os escravocratas de fronteira a tornar a escravidão ilegal. No mesmo ano, em 03 de julho, os Confederados chegaram à Pensilvânia e ameaçaram Washington. Foi Batalha de Gettysburg, a qual a União venceu. Porém, estima-se que essa guerra causou a morte de mais de 600 mil pessoas.
                 A guerra então continuou por mais dois anos, dessa vez favorável à União. Em 1864, Lincoln conseguiu se reeleger. E em 09 de abril de 1865 os Confederados se renderam, dando fim à Guerra da Secessão. Lincoln começou como conservador ou um reformista moderado quando assumiu a presidência, porém suas últimas proposições foram bem avançadas. Preparava um programa de educação para os escravos libertos e chegou até a estudar conceder a uma parcela destes ex-escravos o direito de voto. Também se inclinou a posição de alguns radicais por uma ocupação militar em alguns estados sulistas, para implantar uma reestruturação agrária.

               Apesar de ser muito conhecido por tentar ser conciliador e por seu grande talento para a oratória, muitos registros tem sido encontrados, relatando que ele era uma pessoa com "grande tendência a melancolia", que sofria de uma grave depressão. Enfim, foi assassinado enquanto assistia a uma peça de teatro em 14 de abril de 1865, no Teatro Ford, atingido por um tiro na nuca proferido por um escravista, o ex-ator John Wilkes Booth. Lincoln não conseguiu ver na prática aquilo pelo qual tanto lutou: a escravidão s´´o foi proibida em todo o território americano em 01 de dezembro de 1865.

Nenhum comentário:

Postar um comentário