quarta-feira, 11 de maio de 2016

Mais uma batalha

              Hoje, quarta-feira, 11 de maio de 2016, a partir das 9 horas, inicia-se no Senado, a sessão que irá decidir pelo prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Roussef e o afastamento da mesma, ou se o processo será arquivado. Para ser instaurado, é necessário que estejam presentes pelo menos 41 dos 81 senadores.
              A aprovação do relatório da Comissão Especial do Impeachment, que foi elaborado pelo senador Antonio Anastasia (PSDB/MG) necessita da maioria simples dos presentes, ou seja, metade mais um. O presidente do senado só votará em caso de empate.
             Os senadores terão quinze minutos cada para expor seus argumentos e votarem. Com isso, os que são a favor terão muito tempo para mandar beijos a toda a família, e os que são contra terão muito tempo para reclamar do "golpe" e ressuscitar os líderes caídos da esquerda! O presidente Renan Calheiros disse que os microfones serão desligados ao término de quinze minutos que cada parlamentar terá para se pronunciar.

                 Se for aprovado, a presidente é afastada por 180 dias, assumindo nesse período o vice Michel Temer. O processo se volta para a produção de provas e defesa da presidente. Poderá ocorrer inquirição de testemunhas e até a presidente poderá ser interrogada. Ao final do processo é feita nova votação no senado, dessa vez devendo ser aprovada por dois terços para que o impeachment se concretize.
                Hoje é um dia muito importante, sem sombra de dúvida, mas ainda é só mais uma batalha. Muitas águas ainda vão rolar antes do desfecho dessa tragicomédia que se tornou o atual governo.


OBS: A votação foi concluída por volta das 6:30 do dia 12/05/2016, o Senado aceitou o processo de impeachment por 55 votos contra 22 e a presidente será afastada por 180 dias. Quem assume nesse período é o vice Michel Temer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário