quarta-feira, 25 de maio de 2016

Comunista! Fascista! Afinal de contas, sabemos o que significa??

              Com toda essa "guerra" de ideologias, principalmente nas redes sociais, artistas se dividindo...É comum usar para alfinetar os termos comunista (para quem defende a esquerda) e fascista (para a direita e demais oposições), mas sabemos mesmo o que significam esses termos?
              O significado do termo comunista diz respeito a uma pessoa com tendências políticas e ideológicas comunistas ou que pertença ao Partido Comunista. E o que o comunismo defende? O termo comunismo vem do latim communis, que seria comum, universal, coisa pública. Defende a solidificação de uma sociedade, onde os bens pertençam a comunidade em geral e cada elemento receba o que é necessário para viver e trabalhe de acordo com suas aptidões (muito bonito na teoria, mas acho que na prática não existe!). Seria baseado em uma doutrina social, em que todas as pessoas teriam direito a tudo, sendo assim, as propriedades privadas seriam extintas.
             O mais importante documento sobre o assunto é o Manifesto do Partido Comunista, escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, em 1848, que mostra a teoria da luta de classes, com o objetivo de suprimir a classe dominante, acabando de vez com as classes sociais. Segundo eles, a história, desde a Antiguidade é marcada pela sucessão de lutas das classes trabalhadoras e sem posses contra as classes exploradoras, as que possuem os meios de produção.
             As revoluções que influenciaram e consolidaram o comunismo foram as Revoluções Russa (1917) e Cubana (1959). No Brasil, o Partido Comunista foi fundado em 1922 (ficando alguns períodos na ilegalidade).
            Na teoria, tudo é muito bonito, uma coisa meio como a música Imagine de John Lennon, na verdade ser comunista deveria ser um elogio, mas sejamos sinceros, em que lugar do mundo existe essa sociedade igualitária? E onde encontramos essas pessoas desprendidas, que só pensam no bem da comunidade e esquecem suas ambições pessoais? Se fosse assim, o capitalismo já teria morrido de fome...
              Agora vamos aos "coxinhas fascistas". Fascista é aquele que faz parte ou defenda que seja estabelecido o fascismo, que é um regime caracterizado por medidas extremistas e autoritárias, atualmente a palavra ganhou um sentido pejorativo, quando quer dizer que uma pessoa é muito autoritária e/ou não ouve a opinião dos outros.
             O fascismo procura se unificar em um Estado totalitário, que inclui a veneração ao Estado, a devoção a um líder, e com ênfase no ultranacionalismo, etnocentrismo e militarismo. Suas políticas econômicas intercalam intervencionismo e privatização. O termo fascismo é derivado do latim fasces, que era um feixe de varas amarradas em volta de um machado, o qual era um símbolo de poder conferido aos magistrados na República Romana de flagelar e decapitar cidadãos desobedientes. São adeptos da censura, para não passar ao povo, as falhas de seus governos. E utilizavam os meios de comunicação para divulgar suas idéias (aí já está parecendo outro partido pra mim..). Existe também um grande preconceito contra as minorias. Seu símbolo maior de líder foi Benito Mussolini na Itália. Com ideais parecidos, surgiu o nazismo na Alemanha, comandado por Adolf Hitler. Claro, nem todos que apoiam uma causa são da mesma forma, existem oposicionistas intolerantes, assim também como os defensores da esquerda. Alguns até defendem a volta do militarismo, mas não vejo como maioria. Não vejo a defesa de centralização do Estado. Na verdade, não vejo nenhum dos dois grupos se encaixando no sentido dessas expressões... Acho melhor chamarmos de "mortadelas" contra "coxinhas" mesmo, porque esses dois a gente conhece o significado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário