terça-feira, 7 de maio de 2019

Personalidade Histórica: Winston Churchill

                  Nascia em Woodstock, em 30 de novembro de 1874, um homem que mudaria os rumos da história: Winston Leonard Spencer-Chruchill. Nascido em berço nobre, seu pai foi um político importante (chegou a ser primeiro ministro) e sua mãe era uma socialite americana.
                  Estudou na Academia Militar de Sandhurst e serviu como oficial de 1895 a 1899, no regimento de Hussardos. Também foi correspondente de guerra na Índia, Cuba e África do Sul. Neste último foi prisioneiro durante a Guerra dos Boêres, onde os colonos de origem holandesa e francesa lutaram contra o exército imperial britânico, mas conseguiu fugir e relatou suas aventuras no livro De Londres a Ladysmith. 
               Entrou para a política pelo Partido dos Conservadores, chegando a ser eleito deputado em 1900, mas em 1904 rompeu com o Partido. Em 1906 adere ao Partido Liberal. Ocupou o cargo de Sub-Secretário de Estado para as Colônias, e em 1908 ocupou a pasta de Presidente da Junta de Comércio, em 1910 foi transferido para o Ministério do Interior e em 1911, nomeado Primeiro Lorde do Almirantado, onde não poupou esforços para modernizar a Marinha Britânica.
               Neste cargo de alto prestígio, também foi onde quase encerrou sua carreira, devido ao fracasso na campanha britânica  a Dardanelos, na Turquia, durante a Primeira Guerra Mundial, a qual resultou na morte de 50 mil britânicos e franceses.
              Após o final da Primeira Guerra Mundial, continuou na política, sendo Ministro da Guerra e Ministro das Colônias. Em 1924 retornou ao Partido Conservador, nomeado Ministro das Finanças.  De 1929 a 1939 não ocupou nenhum cargo, mas sendo eleito para o Parlamento, e sempre advertia sobre a ameaça que Hitler representava.
             Em 1939 foi novamente nomeado Primeiro Lorde do Almirantado. Em 1940, quando a Alemanha invadiu a Holanda, Bélgica e França, foi nomeado Primeiro Ministro, com um discurso simples: "Não tenho nada a oferecer, para além de sangue, sofrimento, lágrimas e suor".
              Era um excelente orador e proferiu grandes discursos, principalmente motivacionais neste período, tentando sempre levantar o moral do povo inglês. Se aliou à União Soviética em 1941, e com o apoio também dos Estados Unidos, acabaram por derrotar a Alemanha de Hitler, mesmo que a Guerra tenha se arrastado até 1945.
             Churchill era um visionário, um excelente estrategista, orador e escritor. Ele conseguiu o que parecia impossível: mudar os rumos de uma guerra e consequentemente da história. Foi retratado em livros como "Churchill: Uma Vida" de Sir Martin Gilbert e "O Caráter e a Grandeza de Winston Churchill" de Stephen Mansfield. Também foi retratado em algumas obras no cinema como no longa "O Homem que Mudou o Mundo". Mas o mais famoso deles "O Destino de uma Nação", dirigido por Joe Wright e que rendeu o Oscar de Melhor Ator a Gary Oldman como Churchill.  Um dos homens mais influentes do século XX, marcou seu nome na história, e fez com que muitos conseguissem ter uma história!
             "O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade, o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"- Winston Churchill

Nenhum comentário:

Postar um comentário