terça-feira, 10 de julho de 2018

Personalidade Histórica: Cristovão Colombo

             Quem nunca ouviu a história de um desbravador que queria encontrar um novo caminho para as Índias e encontrou um continente por acaso? Muitos mitos e curiosidades e mais de 500 anos depois, o explorador Cristovão Colombo é uma figura que atiça a curiosidade das pessoas.
              Ainda hoje algumas partes de sua vida são meio obscuras. Italiano (provavelmente de Gênova) nasceu por volta de 1450. O que se sabe é que desde sua infância foi familiarizado com o mar, tendo começado muito cedo no ofício de marinheiro. Se aperfeiçoou também como cartógrafo.
              Lendas a parte, com a tecnologia da época, era realmente necessário muita coragem para cruzar os oceanos naquele período. Por volta de 1475, Colombo foi para Portugal, onde continuou navegando, trabalhando no comércio de açúcar entre Lisboa e a Ilha da Madeira.
              Ainda em Portugal começou seus planos de viagem para o Ocidente. Seu plano era cruzar todo o Atlântico rumo a Ásia, conseguindo vencer os monopólios comerciais Muito provavelmente sabia das terras americanas (embora provavelmente não tivesse noção de suas dimensões). Apresentou o plano a Coroa Portuguesa, a qual não mostrou interesse. Em torno de 1485 passa a residir em Castela, onde apresenta seu plano aos reis Fernando de Aragão e Isabel, os quais decidiram apoiar seu ambicioso projeto. Juntamente com o apoio de banqueiros e outros investidores, foi-lhe concedido três barcos (Nina, Pinta e Santa Maria), era o ano de 1492. Depois de cinco semanas no oceano, em 12 de outubro de 1492 avistaram terra, a qual Colombo chamou de San Salvador (hoje Bahamas). A terra era habitada por nativos. Explorou também parte de onde hoje é Cuba. Lá Colombo fez acordo com um chefe nativo para deixar alguns de seus homens, os quais formaram o povoado de La Navidad. Retornou a Espanha com alguns nativos. Infelizmente grande parte deles morreram, pela viagem dura e doenças que desconheciam.
            No ano seguinte retornou em uma nova expedição, agora com mais navios e homens. Nessa viagem alcançou terras que hoje formam a Jamaica e Porto Rico. Fundou o povoado de Isabela (atual Santo Domingo), onde hoje se encontra a República Dominicana.
            Em 1498 fez outra expedição as novas terras, com seis naus, uma viagem atribulada, mas acabou aportando em Trinidad. Voltou a Isabela, mas se desentendeu com o então governador do local, acabando preso e enviado a Castela.
              Fez uma última viagem em 1502, dessa vez passando também por onde hoje encontramos Honduras, Nicarágua, Panamá e Costa Rica. Suas naus estavam em péssimo estado e precisou retornar a Castela. Colombo tinha um acordo com a Coroa Espanhola para receber 10% do que conseguisse nos territórios descobertos, porém a Coroa não cumpriu com o acordo. Seus herdeiros travaram uma longa disputa com a Coroa, os chamados Pleitos Colombinos.
             Outra controvérsia sobre sua vida, são sobre seus últimos dias. Alguns afirmam que embora não tenha recebido sua parte, tinha uma considerável riqueza proveniente do ouro explorado em suas viagens. Outros dizem que morreu na pobreza. Morreu em 1506, em Valladolid. Foi o primeiro homem a comprovar que a terra era realmente redonda.
             É lembrado em muitas obras como o filme 1492:A Conquista do Paraíso, do diretor Ridley Scott, o filme português Cristovão Colombo: O Enigma e até no seriado Chapolin Colorado existe uma paródia sobre o descobrimento. Mesmo assim, o continente teve seu nome baseado em Américo Vespúcio, navegador e mercador que se encarregou do aprovisionamento da segunda e terceira viagens de Colombo, tendo chegado as terras que levariam seu nome somente em 1499.

Nenhum comentário:

Postar um comentário