segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Um sonho dentro de um sonho: Salvador Dalí

              E se alguém conseguisse colocar os sonhos em uma tela? Ele conseguiu. Esse artista extravagante foi um dos maiores expoentes do movimento Surrealista, que surgiu na França, na década de 1920. O artista em questão é Salvador Dalí.
                 Sonho Causado Pelo Voo de Uma Abelha ao Redor de Uma Romã Um Segundo Antes de Acordar (1944)

                Salvador Dalí i Dómenech, nasceu em 11/05/1904, em Figueres, na Espanha. Além de pintor, teve trabalhos artísticos no cinema, esculturas e fotografias. Chamava muita atenção por conta de sua aparência extravagante, que alguns diziam que chegava a sobressair suas obras.
                 Desde criança demonstrava o gosto pelas artes. Em 1921 entrou para a Escola de Belas Artes de São Fernando, em Madri. Em 1926 foi expulso da mesma, e afirmava que ninguém ali era competente o suficiente para avaliá-lo.
                         A Persistência da Memória (1931)

                  No início suas obras eram mais cubistas, depois se enquadrava melhor no dadaísmo, um movimento artístico e literário de vanguarda, caracterizado pela falta de sentido, confusão, enfim um desafio à lógica em suas obras.
                            A Face da Guerra (1940)

                  Em 1929 se muda para Paris, onde conhece Pablo Picasso, o qual admirava e que teve influência em suas obras. Nessa época colabora om o cineasta Luis Buñuel, e conheceu sua futura esposa, uma imigrante russa Elena Ivanovna Diakonova, mais conhecida como Gala. Na década de 1930 teve um grande período de produção artística. A exposição de suas obras em Barcelona chamou a atenção e gerou grande debate entre os críticos. Sua obra mais conhecida A Persistência da Memória é dessa época. Também foi muito influenciado por Freud e a importância dos sonhos em nossas vidas.
                         A Tentação de Santo Antão (1946)

                Em 1939 foi expulso do movimento surrealista por motivos políticos, pois os artistas do movimento eram em sua maioria marxistas, e o achavam muito comercial, além de haver indícios de que ele apoiava o ditador Francisco Franco da Espanha.
                           Galatea das Esferas (1952)

                Em 1942 se muda com a esposa para os Estados Unidos, onde viveu até 1948. Em 1949, retorna a região da Catalunha, na Espanha, onde permaneceu até o fim de sua vida. Em 1960 torna realidade seu grande projeto o Teatro-Museu Gala Salvador Dalí, onde reuniu grande parte de suas obras.
                           Metamorfose de Narciso (1929)

                 Sua esposa faleceu em 1982, ele então entra em uma fase de grande depressão, chegando a tentar o suicídio, colocando fogo em seu quarto em 1984. Faleceu em 23 de janeiro de 1989, de pneumonia e parada cardíaca.
                                 Os Elefantes (1948)

                Deixando de lado seu comportamento extravagante e aparência exótica, é impossível negar que ele foi um dos maiores artistas do século XX. E que suas pinturas causaram uma revolução, aludindo que de médico e de louco, todos nós temos um pouco...Um gênio que marcou as páginas da história com suas cores e devaneios em tela...
                                     Rosa Meditativa (1958)





                


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário