sábado, 8 de outubro de 2016

Luz, Câmera, Ação: Quentin Tarantino

               Ele é considerado um dos diretores que revolucionou o cinema na década de 90. Tem um estilo peculiar e seus filmes são sempre recheados de uma boa dose de violência. Com vocês Quentin Tarantino.
               Quentin Jerome Tarantino nasceu em 27/03/1963, em Knoxville, no Tennessee, Estados Unidos. É diretor, roteirista, produtor, a às vezes até se arrisca como ator. Seu pai, Tony Tarantino, era ator e músico. Aos dezesseis anos iniciou seus estudos em atuação Na James Best Theatre Company. Aos vinte e dois anos escreveu seu primeiro roteiro Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit. Seus primeiros roteiros vendidos foram dos filmes Amor à Queima Roupa e Assassinos por Natureza.
                  Em 1992, influenciado por amigos, decide também dirigir um filme, o qual tinha escrito o roteiro, assim nasceu Cães de Aluguel, hoje considerado um clássico cult. O filme inovou por seu tom violento e diálogos formidáveis. A obra chamou a atenção de grandes produtores de Hollywood. Empolgado, ele foi para Amsterdã para trabalhar no roteiro de seu próximo filme Pulp Fiction. O filme foi um sucesso, ganhando a Palma de Ouro em Cannes. Esse filme também "ressuscitou" a carreira de John Travolta, que está ótimo, mas para mim, o melhor do filme é Samuel L. Jackson.
                  Em 1995 escreveu o roteiro de Maré Vermelha, dirigido por Tony Scott e que traz Denzel Washington e Gene Hackman no elenco. Em 1997 escreve e dirige Jackie Brown, baseado no romance Rum Punch, de Elmore Leonard, que o diretor tinha grande admiração. O filme é estrelado por Pam Grier.


                    Em 2003 lança Kill Bill Volume 1, que traz a história de uma assassina de aluguel, mencionada no filme como "A Noiva" (personagem vivida por Uma Thurman, o verdadeiro nome da personagem demora muito para aparecer no longa), que decide abandonar essa vida quando descobre que está grávida, mas seus colegas de profissão, liderados por Bill (David Carradine) tentam matá-la. Depois de anos em coma, ela acorda com uma sede imensa de vingança. Em 2004 veio a sequência Kill Bill Volume 2.
                    Em 2007 dirige À Prova de Morte, uma homenagem (num tipo de paródia) aos filmes de terror dos anos 70. Em 2009 lança Bastardos Inglórios, e embora adore todos os seus filmes, este é com certeza meu favorito. Acho genial a idéia de criar um final "alternativo" para a Segunda Guerra Mundial. E Brad Pitt e Cristoph Waltz estão fantásticos.
                       Em 2012 lança Django Livre, um faroeste moderno, estrelado por Jamie Fox, com Cristoph Waltz novamente e Leonardo DiCaprio interpretando um vilão detestável! Django é um escravo que é comprado por um caçador de recompensas, que promete libertá-lo depois de uma missão, mas nesse meio eles esbarram em contas sem acerto, do passado de Django...
                         Em 2015 surge com o western Os Oito Odiados (o qual já escrevi uma dica de filme). Um filme cheio de reviravoltas e diálogos que te prendem na cadeira. Com Samuel L. Jackson (seus melhores papéis são em seus filmes!), Jennifer Jason Leigh, Kurt Russel, Tim Roth e Michael Madsen.
                         Seus filmes tem traços bem marcantes. Suas sequências não-lineares, as histórias contadas em capítulos, seus diálogos fantásticos e sangue, sempre muito sangue! Tudo isso com uma boa pitada de humor. A vingança costuma também ter espaço em suas obras. As trilhas sonoras de seus filmes, são um espetáculo a parte. Como muitos diretores tem seus atores costumeiros, como Samuel L. Jackson, Tim Roth, Uma Thurman, Kurt Russel e Michael Madsen. Eu acho sempre uma boa pedida, quem não conhece nenhum de seus filmes, vale a pena conferir.



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário