domingo, 21 de agosto de 2016

Talento em foco: Julianne Moore

                Ela é uma das maiores atrizes da atualidade. Muito bonita, tendo seus cabelos ruivos como sua marca registrada.Com uma bagagem de muitos sucessos e alguns personagens bem complexos. O talento em foco traz Julianne Moore.
                Julie Anne Smith nasceu em 03/12/1960, na cidade de Fayeteville, Carolina do Norte, Estados Unidos. É atriz e escritora. Sua carreira decolou na década de 1990, e em 2014 ganhou o Oscar de Melhor Atriz pelo filme Para Sempre Alice.
                Estudou teatro na Universidade de Boston, formando-se em 1983. Começou sua carreira com pequenos papéis na TV, até chegou a fazer parte do elenco da soap opera As the World Turns, chegando a ganhar um Emmy por esse papel. Sua estréia no cinema foi em Contos da Escuridão, dirigido por John Harrison, em 1990. Em 1992 teve um pequeno papel no suspense A Mão que Balança o Berço, como Marlene Craven.
                  Em 1993 integrou o elenco do filme Short Cuts- Cenas da Vida, dirigido por Robert Altman, baseado na obra de Raymond Carver. O filme tem grandes estrelas no elenco como Andie MacDowell, Robert Downey Jr e Tim Robbins. No mesmo ano também interpretou a Dra Annes Eastman no clássico de ação dos anos 90 O Fugitivo, que traz Harrison Ford como protagonista. Ainda em 1993 participou da comédia Benny e Joon: corações em conflito, ao lado de Aidan Quinn e Johnny Depp e também do filme Corpo em Evidência, com Madonna e Sean Penn.
                 Em 1995 flerta com o perigo de perto, como Electra, no filme Assassinos, dirigido por Richard Donner e que traz Antonio Banderas e Sylvester Stallone no elenco. No mesmo ano faz par romântico com High Grant, na comédia romântica Nove Meses. Ainda neste ano participou do drama independente A Salvo, do diretor Todd Haynes.
                    Em 1997 deu vida a Amber Waves, que lhe rendeu várias indicações, inclusive ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (a ganhadora foi Kim Basinger por Los Angeles: Cidade Proibida), no filme Boogie Nights, onde ela vive uma dona de casa que se transforma em atriz pornô. No mesmo ano também participou do segundo filme da franquia Jurasic Park, de Steven Spielberg.
                  Em 1998 interpreta Lila Cranes, a irmã da protagonista Marion (interpretada por Anne Heche) no remake de Psicose. Ainda em 1998, integra o elenco de O Grande Lebowski, dirigido pelos irmãos Coen, onde interpreta Maude Lebowski. Em 1999 trabalha novamente com o diretor Robert Altman, no filme  A Fortuna de Cookie, uma comédia com Glenn Close no elenco, No mesmo filme trabalhou no longa O Marido Ideal, como a chantagista Cheveley. O filme é dirigido por Oliver Parker e tem Cate Blanchett e Rupert Everett no elenco. Ainda em 1999 estrela o romance Fim de Caso, com Ralph Fiennes. Para encerrar o ano, integrou o elenco do aclamado Magnolia, do diretor Paul Thomas Anderson, como Linda Partridge. O papel lhe rendeu algumas indicações, e ela venceu o National Board Review de Atriz Coadjuvante.
                    Em 2001 participa da comédia de ficção científica Evolução, como Allison Reed; do drama Chegadas e Partidas, do diretor sueco Lasse Hallström, com Kevin Spacey como protagonista. Também dá vida a Clarisse Starling, em Hanniball, sequência de O Silêncio dos Inocentes, que traz mais uma vez o psicopata Hanniball Lecter, interpretado pelo excelente Anthony Hopkins.
                    Em 2002 deu vida a personagem Laura Brow, no filme  As Horas, que teve sua performance muito elogiada e várias indicações a prêmios, tendo ganho o de Melhor Atriz no Festival de Berlim. É um filme belíssimo que traz três histórias de três mulheres diferentes, em tempos diferentes, ligadas pelo livro Mrs Dalloway. Ainda em 2002 estrelou o longa Longe do Paraíso, que lhe renderam várias outras indicações. Ela interpreta Cathy Whitaker, dona de casa de uma "família modelo" , seu marido porém se envolve com outros homens, enquanto ela encontra um ombro amigo no jardineiro negro Raymond, tudo isso no final dos anos 1950. Ganhou como Melhor Atriz no Critic's Choice Award, Independent Spirit Award e National Board of Review.
                    Em 2004 estrelou a comédia romântica Um Casal Surreal, com Matthew Broderick. No mesmo ano também protagoniza o suspense Os Esquecidos, do diretor Joseph Ruben, ao lado de Dominic West e Gary Sinise. E ainda em 2004 protagonizou a comédia romÂntica Leis da Atração, com Pierce Brosnan.

                    Em 2005 deu vida a personagem Rebecca em Totalmente Apaixonados, onde vive uma atriz que atravessa uma crise em seu casamento. No ano seguinte contracena com Clive Owen, no suspense futurista Filhos da Esperança, de Alfonso Cuáron. Também deu vida a personagem Brenda Martin , no filme policial A Cor de Um Crime, um personagem complexo, uma mãe desesperada que diz ter seu carro roubado e seu filho sequestrado por um negro, o que gera polêmica entre as comunidades, com Samuel L. Jackson no elenco.
                    Em 2007 participou do filme sobre Bob Dylan Não Estou Lá. No mesmo ano vive outra personagem complicada e frágil psicologicamente no drama Pecados Inocentes, do diretor Tom Kalin . E ainda neste ano contracenou com Nicholas Cage em O Vidente. Em 2008 vive a Mulher do Médico na adaptação da obra de José Saramago Ensaio Sobre a Cegueira, do diretor Fernando Meirelles.
                   Em 2009 vive Charlotte, a melhor amiga de George Falconer (Colin Firth), um professor universitário que está tentando encontrar um sentido para sua vida após a morte de seu companheiro de muitos anos em O Direito de Amar, dirigido por Tom Ford. Em 2010 vive a psiquiatra Cara, que concentra seu trabalho em desmascarar a síndrome de múltipla personalidade, até que se depara com um paciente complexo, em Identidade Paranormal.
                     Ainda em 2010 é parte de um triângulo amoroso, no suspense/drama O Preço da Traição, com Liam Neeson. Para encerrar o ano integra o elenco da comédia Minhas Mães e Meu Pai, ao lado de Annette Bening e Mark Rufalo. Em 2011 vive a ex-esposa de Steve Carrel na divertida comédia romântica Amor a Toda Prova. Em 2012 vive Jody, a mãe do protagonista Nick (Paul Dano) em A Família Flynn, o filme ainda tem Robert De Niro no elenco.
                     No ano de 2013 fez parte do elenco da comédia romântica Como Não Perder Essa Mulher, escrito e estrelado por Joseph Gordon-Levitt. E também interpretou a estranhíssima mãe de Carrie White no remake de Carrie, a Estranha. Em 2014 contracenou com Liam Neeson, no suspense Sem Escalas. 
                     Em 2014 vive uma celebridade complicada, cheia de problemas psicológicos em Mapa Para as Estrelas, ao lado de John Cusack. Em 2015 vive a bruxa malvada Mãe Malkin no filme de aventura e magia O Sétimo Filho. No mesmo ano participou do filme da aclamada franquia Jogos Vorazes: A Esperança Parte 2.
                     Por fim ainda em 2015 viveu a Dra Alice  Howland, papel que lhe rendeu seus maiores prêmios, incluindo o Oscar, o Globo de Ouro e o BAFTA de Melhor Atriz em Para Sempre Alice, dirigido por Wash Westmoreland e Richard Glatzer. O filme conta a história de uma professora de linguística que é diagnosticada muito cedo com Alzheimer, um drama emocionante, sucesso de público e crítica.
                     Ela já provou ser muito talentosa e versátil. É descrita por quem trabalha com ela, como uma pessoa muito simpática  e bem humorada. Que o sucesso continue te guiando!

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário