sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Calma e Melancolia: o dualismo de Botticelli

                               (O Nascimento da Vênus- 1486)

                Um dos grandes expoentes do Renascentismo, tinha um estilo pessoal, marcado pela elegância de seus traçados, e pela força expressiva em suas linhas. Usava todas as cores, porém dava prioridade  as cores frias, ou seja, cores tidas como calmantes (associadas ao gelo, a água) como azul, violeta. Este pintor era Sandro Botticelli (Alessandro di Marino Filipepi).
                           (A Adoração dos Magos-1475)

                 Botticelli nasceu em 01 de março de 1445, seu "sobrenome" vem do apelido "pequeno tonel" em italiano. Foi aprendiz no atelier do pintor Fra Filippo Lippi, um pintor florentino também renascentista, e estudou na Escola Florentina do Renascimento. Começou sua trajetória artística como muitos outros, com ênfase na temática religiosa. Também se destacou como retratista. Foi um protegido dos Médici, para os quais realizou muitas obras.
                                  (Palas Atena e o Centauro-1482)

                  Na década de 1470, já possuía seu atelier. Em1481 participou dos trabalhos da Capela Sistina, em Roma, onde pintou os afrescos As Provações de Moisés,Castigos dos Rebeldes e A Tentação de Cristo. 
                                 (Castigos dos Rebeldes-1482)

                   Além da pintura religiosa e os retratos, também possui algumas obras baseadas na filosofia neo platônica, sua obra mais conhecida nesta linha provavelmente seja O Nascimento da Vênus. Suas obras são muito peculiares, nota-se uma calma nas cores, mas ao mesmo tempo uma grande melancolia nos traços...
                                (A Primavera-1482)

                  Botticelli permaneceu "nas sombras" por muito tempo, tendo sua imagem eclipsada por outros pintores contemporâneos seus. Porém no século XIX, sua figura e obra voltaram a ser objetos de interesse. Faleceu em 17 de maio de 1510, está enterrado na Abbazia Di Ognissanti, em Florença.
                                      (Retrato de Dante-1495)








              

Nenhum comentário:

Postar um comentário