quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Dica de Filme: Expresso do Amanhã



                                               Ficha Técnica:

Título Original: Snowpiercer
Direção: Joon-Ho Bong
Roteiro: Joon-Ho Bong, Kelly Masterson
Produção: Tae-Sung Jeong, Tae-Hum Lee, Steven Nam, Chan-Wook
Elenco: Chris Evans, Alison Pill, Jamie Bell,Tilda Swinton, Jonh Hurt, Ed Harris, Octavia Spencer. Luke Pasqualino, Ewn Bremmer, Kang-Ho Song.

                 Se você gosta de filmes que tratam de um futuro apocalíptico, muita tecnologia e violência, este filme é o que você procura. Quando um experimento para parar o aquecimento global falha, uma nova era do gelo toma conta do planeta. Os sobreviventes vivem a bordo de uma máquina gigantesca chama Snowpiercer. Os mais pobres vivem em péssimas condições, nos fundos do trem, e são responsáveis pelo trabalho que sustenta a classe rica, que vive como a corte de Versailles. O filme é uma adaptação da HQ francesa O Perfuraneve.


                Um dia porém, um dos miseráveis, Curtis (Chris Evans) lidera uma rebelião para mudar essa situação, e vai conhecendo toda a dinâmica do tal trem. O filme é marcado por personagens muito exóticos, como Mason (Tilda Swinton). Mas a idéia principal é tratar a respeito da luta de classes, com foco na incapacidade das pessoas se colocarem no lugar do outro (existe uma metáfora sobre o sapato, imperdível, no filme!).
              A revolução de massas aqui é tratada de uma forma crua, o rancor guardado, o desespero pela busca da liberdade, e o instinto de sobrevivência mostrado em seu mais alto grau.
             Vale muito a pena também para conferir um Chris Evans mais sombrio, mais ainda assim um líder. Existe muita ação e suspense, é de tirar o fôlego! E existem muitos segredos, que vão sendo descobertos conforme os rebeldes avançam pelo trem.
              A alienação de uma classe mais privilegiada, enquanto muita gente morre até de fome, é muito clara, ou seja, qualquer semelhança não é mera coincidência. É muito mais uma fábula política do que um filme de ficção científica. Vale muito a pena até para refletir sobre muitos acontecimentos atuais de nosso dia a dia. Até a próxima dica!



Nenhum comentário:

Postar um comentário