domingo, 7 de agosto de 2016

O destino dos E.U.A: Hillary ou Trump??



                   As eleições americanas para a sucessão do presidente Barack Obama estão a todo vapor. Muita gente diz que não se importa, mas devemos nos importar sim. Não temos como negar a importância dos Estados Unidos perante o mundo, e que as consequências de sua política e economia refletem em todos nós.
                  Os candidatos já são conhecidos mundialmente.

                  Donald Trump é um empresário de muito sucesso, uma figura muito presente na mídia. Ele opera vários cassinos e resorts pelo mundo, através da Trump Entertainment Resorts. Causa polêmicas por seu discurso populista e pela forma como trata as questões de imigração. É candidato pelo Partido Republicano.


                 Já Hillary Clinton é ex-primeira-dama, foi eleita senado no ano 2000, e foi secretária de Estado entre os anos de 2009 a 2013. É candidata pelo Partido dos Democratas.
                 Os dois candidatos defendem a diminuição de impostos como alternativa para o aumento de empregos. Quanto a questão da saúde, Trump defende extinguir o Obama Care, o qual todo americano deve ter plano de saúde e defende que cada estado tenha autonomia sobre a assistência médica e que os seguros saúde possam ser oferecidos sem restrições. Já Hillary promete controle e fiscalização sobre os seguros saúde e manter o Obama Care.
                  Na educação Trump defende a descentralização, ficando a critério de cada estado. Hillary pretende incentivar programas de educação de base e treinamento e melhorias para professores.  Na questão de segurança os dois defendem uma modernização nas forças armadas; Porém, ela defende a diplomacia, ao que parece que ele defende práticas de tortura no combate ao terrorismo. Trump ainda defende a modernização do arsenal nuclear...
                 Uma das questões mais polêmicas é sobre a imigração. Trump defende a construção de um muro ma fronteira com o México e a expulsão dos imigrantes ilegais. E que as empresas deverão dar prioridade aos trabalhadores americanos.Hillary defende uma reforma imigratória, programas de naturalização e regularização de ilegais.
                    Quanto as armas, Trump defende um controle de vendas, mas afirma o direito do cidadão comum poder se defender. Hillary defende controle sobre a venda, porte e uso de armas. Na questão do meio ambiente Trump defende o uso da energia nuclear e da indústria  do carvão (essa é difícil de engolir!). Já Hillary quer investimentos no processo de energia limpa e a redução de emisão de gás carbônico.
                   Trump tem experiência em administração, senão mesmo sendo milionário por herança teria quebrado, até simpatizava com ele, mas depois de conhecer as propostas...muita coisa não me agradou.Hillary tem experiência na política, nos bastidores e ativamente. Fico receosa quando ouço ter uma mulher na presidência, por conta da experiência em nosso país...Mas acredito que a situação é bem diferente. Em todo caso, palavras são muito bonitas, e os dois tem o dom...Mas o que o mundo precisa é de ações, mas isso só constataremos na prática, com quem for o vencedor.


                   Quanto ao processo eleitoral americano, confesso que já pesquisei algumas vezes e não o compreendo completamente (como pode um país tão desenvolvido ter eleições tão complicadas??), mas concordo com o fato de o voto não ser obrigatório. Se isso se aplicasse por aqui, creio que nos livraríamos de alguns incômodos. Enfim, a votação para escolher o próximo presidente americano será no dia 08 de novembro. Na verdade o candidato que vence e cada estado, elege os delegados que os representam, um total de 538, e quem conseguir mais da metade destes, ganha a eleição (ufa!). Vamos aguardar pelo desfecho...


Nenhum comentário:

Postar um comentário