quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Hoje é Dia de Clássico Bebê: Um Estranho no Ninho

                                               Ficha Técnica:

Título Original: One Flew Over the Cuckoo's Nest
Ano: 1975
Direção: Milos Forman
Gênero: Drama
Elenco: Jack Nicholson, Louise Fletcher, William Redfield, Danny DeVito, Philip Roth

                  Falar sobre transtornos psiquiátricos sempre foi um tabu. O diretor Milos Forman conseguiu tratar o tema de uma forma quase poética. Tanto que o longa foi premiado com cinco Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Jack Nicholson), Melhor Atriz (Louise Fletcher) e Melhor Roteiro Adaptado. O filme é uma adaptação do livro One Flew Over the Cuckoo's Nest, de Ken Kesey.
              O filme conta a história de Randall Patrick McMurphy (Nicholson), um malandro que se finge de louco para escapar da prisão, e acaba então sendo internado em uma instituição psiquiátrica. O que ele não contava é que sua estadia não teria tempo determinado...Ele logo começa a influenciar os pacientes, mas encontra uma ferrenha opositora, a enfermeira Mildred Ratched (Fletcher).
             O filme traz personagens muito peculiares, como um índio mudo, um ciumento possessivo incurável, um rapaz jovem mas extremamente inseguro, e no final acabamos vendo que todos temos nossas esquisitices. E como viver no "mundo real" pode ser muito difícil para algumas pessoas. Mostra também a questão do poder e controle, que no filme é disputado por McMurphy e Mildred.
              Uma das melhores, senão a melhor atuação de Jack Nicholson, ele é um personagem que cativa o público de qualquer forma, sua obstinação e rebeldia são um espetáculo a parte do filme. Louise Fletcher também é excelente como a megera enfermeira que só se preocupa com as regras e não com as pessoas em questão.
              Apesar do filme ter mais de quarenta anos, ainda assim consegue se mostrar atual, e é uma história para ver, rever, rir e se emocionar. Vale muito a pena.

Um comentário: