sábado, 24 de dezembro de 2016

Retrospectiva Politicamente Incorreta de 2016

              
              Acredito que todos concordamos que este ano foi diferenciado. Muitas coisas que não imaginávamos aconteceu, e muitas vezes o "pior que tá não fica" do Tiririca virou lenda. São muitos fatos, porém vamos recordar alguns que fizeram este ano se tornar inesquecível. Me desculpem o que ficar de fora, porque este ano foi um fenômeno!!
              Já no início de janeiro o mundo ficou um pouquinho menos colorido e harmonioso, com a morte da lenda do rock David Bowie no dia 10. Também em janeiro um bicho tão pequenino fez um enorme estrago: a epidemia de Zika na América Latina  chamou a atenção do mundo. Em fevereiro, no dia 19 faleceu o escritor, filósosofo, semiólogo e linguista italiano Umberto Eco, muito conhecido por ter escrito "O Nome da Rosa", que deu origem ao filme, que você deve ter assistido umas 50 vezes nas aulas de História! No dia 28 de fevereiro ocorreu a entrega do Oscar, e finalmente Leo DiCaprio levou uma estatueta para casa (depois de tantas injustiças!), e ao recebê-la fez um discurso ultra politicamente correto, chamando a atenção para o problema do aquecimento global (arrasou Leo!!). Por falar em aquecimento, enquanto isso as coisas iam esquentando muito aqui pelas bandas do Brasil, principalmente em Brasília....
                Em março, a popularidade da presidente Dilma já estava mais abalada do que uma cidade onde passou um furacão de nível 9  na escala Richter. Em uma série de tropeços (tipo quando você tenta andar em linha reta depois de uma festa open bar!) ela nomeia o ex presidente Lula como ministro da Casa Civil. Ele foi nomeado no dia 18 de março, e seu ministério durou menos que o reinado da miss universo colombiana em 2015, que foi coroada por engano. Em um momento nada engraçado, no dia 22, Bruxelas na Bélgica acorda com atentados no metrô e aeroportos, deixando muitos mortos e feridos.
                Em abril, depois de muitos protestos, escândalos e conversas grampeadas vazadas, no dia 17 a Câmara dos Deputados brasileira acata o pedido para dar prosseguimento no impeachment da presidente Dilma. No dia 21, duas pessoas morreram no desabamento da ciclovia Tim Maia (adoro Tim, mas nada a ver uma ciclovia com o nome de alguém que nunca fez exercícios!), no Rio de Janeiro.
                 Em maio, no dia 12, a presidente Dilma é afastada do cargo por 180 dias, e o vice Michel Temer assume como presidente interino, pela primeira vez ouvimos sua voz, e depois de 13 anos (coincidência o número?? acho que não...) tivemos um discurso sem erros de português e com coerência! (mas mesmo assim não consigo deixar de ver a semelhança com House of Cards aqui....). Em junho morre o famoso boxeador Muhammad Ali no dia 03. No dia 07 o "japonês da federal" que prendeu tantos acabou preso! Ele se entregou espontaneamente e passou a usar uma tornozeleira de monitoramento. Em 15 de junho o governo Temer apresentou a PEC55, para criar um limite de gastos públicos por 20 anos, o projeto passou pela Câmara e em primeira votação pelo Senado, como sempre com muitos protestos, numa novela sem fim dessa nova política. Mais um atentado: no dia 12, um norte americano descendente de afegãos invade uma boate gay, em Orlando, deixando 50 mortos e 53 feridos. No dia 23 o Reino Unido abandona a União Europeia.
                Julho foi marcada por tragédias, no dia 14 em uma comemoração pelo Dia da Batilha em Nice na França, um caminhão atropelou deliberadamente muitas das pessoas que estavam participando da comemoração, deixando mais de 80 mortos. No dia 22 um jovem alemão de origem iraniana, matou 9 pessoas e feriu 35 em um ataque em um shopping de Munique na Alemanha. No dia 26 três pessoas morreram em um ataque a uma igreja na França, nas proximidades de Rouen. Impressão minha, ou esta palavra ataque foi muito utilizada neste ano?? Simplesmente triste....Já por aqui, nessa parte tudo bem, No dia 25, o ex senador Eduardo Suplicy foi dar uma descansadinha no chão durante uma reintegração de posse e a polícia o carregou a força (gente, como assim, não pode nem descansar mais no meio de um protesto??)...Essa foi só para descontrair.
                  Em 03 de agosto foi lançado oficialmente o jogo Pokemon Go e pudemos ver muito marmanjo correndo atrás de bolinhas nas ruas e chorando ao ter seu celular roubado! No dia 05 de agosto ocorreu o início das Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro, com direito a vaias ao presidente Temer na abertura (melho Temer, Dilma, na abertura da Copa você sabe muito bem para onde a mandaram!), mas apesar do medo do terrorismo e da nossa violência cotidiana, tudo correu bem. Agosto bateu o recorde de desempregados no Brasil, com mais de 12 milhões de pessoas sem emprego. Os candidatos a presidência da República dos Estados Unidos, Hillary Clinton e Donald Trump começam a trocar farpas (talvez a eleição americana com mais escândalos, cada mergulho era um flash!). Em 31 de agosto o Senado brasileiro aprovou o impeachment de Dilma Roussef  por 61 votos a 20. O #TchauQuerida se concretizou.
                 Em 15 de setembro, o ator e teatrólogo Domingos Montagner, morreu afogado em uma pausa das gravações da novela Velho Chico. No dia 26, é preso Antonio Palocci na 35ª fase da Operação Lava Jato. Também no dia 26 houve o primeiro debate das eleições americana. Foi visto por milhões de pessoas e houve uma grande troca de "elogios". Já em outubro, logo no início começaram as surpresas, em São Paulo, no dia 02 João Doria (PSDB) foi eleito prefeito de São Paulo em primeiro turno. No dia 13 Bob Dylan conquista um prêmio Nobel de Literatura. No dia 19, outro fato que ninguém acreditava que veria, o presidente cassado da Câmara, Eduardo Cunha foi preso.
                  No dia 04 de novembro, entrou em vigor o Acordo de Paris, para o combate das mudanças climáticas. No dia 09 outra notícia bomba, mais uma vez as pesquisas eleitorais erram (tá difícil acertar uma hein gente!) e Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos, depois de uma campanha recheada de declarações polêmicas. No Brasil, os Estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul decretaram estado de calamidade pública, mergulhados em dívidas e com uma horda de funcionários públicos furiosos por conta dos salários atrasados e parcelados. No dia 25, dia de Black Friday, em uma ironia do destino morre o comunista Fidel Castro, o que trouxe muitas lágrimas e gargalhadas, dependendo da visão política de cada um, mas não se pode negar que ele deixou seu nome na história. Para fechar o mês, não com chave de ouro, mas sim em luto, o avião que estava transportando o time Chapecoense, sua delegação e vários jornalistas, caiu na cidade de La Union, na Colômbia, deixando mais de 70 mortos.

                   Ainda temos alguns dias de dezembro, e muitas águas podem rolar, e como se dizia no seriado brasileiro dos anos 1990 Mundo da Lua "onde tudo pode acontecer", já que este ano provou por várias vezes ser atípico. Um assunto que vem sacudindo o Brasil é a proposta da reforma da Previdência, o que elevaria a idade para uma aposentadoria integral, entre outras mudanças. Para começar o mês, o presidente do Senado Renan Calheiros se tornou réu no Supremo Tribunal Federal (será que vai sobrar algum político em Brasília??). No dia 09, a delação de Claudio Mello, ex diretor de relações institucionais do grupo Odebrecht, um documento de 82 páginas que promete uma devastação maior do que o furacão Katrina!! Minha retrospectiva pessoal, tive problemas com a saúde de entes queridos (mas somos como os mosqueteiros, um por todos e todos por um!), tive algumas melhorias no meu emprego, meu blog vai muito bem, amém! e meu príncipe encantado ainda não apareceu (ao invés de cavalo deve estar vindo a bordo de uma tartaruga manca, só pode! kkkk). O negócio é seguir em frente, com foco, forço e fé! Sempre!



Nenhum comentário:

Postar um comentário