domingo, 13 de novembro de 2016

Talento em Foco: Ralph Fiennes

                   Ele é um ator muito talentoso e diversificado. Vai do mocinho simpático ao vilão mais detestável...O Talento em Foco traz Ralph Fiennes.
                   Ralph Nathaniel Twisleton-Wykeham-Fiennes nasceu em 22/12/1962, em Ipswich, no condado de Sufolk, na Inglaterra. Filho de uma aristocrática família inglesa. Seu pai era agrivultor e fotógrafo, e sua mãe uma escritora.  É o mais velho de sete filhoe, e um de seus irmãos é o também ator Joseph Fiennes. Ele estudou atuação no Royal Academy of Dramatic Art entre 1983 e 1985.
                   
                    Começou no teatro e em 1992 conseguiu seu primeiro papel na adaptação do romance O Morro dos Ventos Uivantes, como Heathcliff, atuando ao lado de Juliette Binoche. Em 1993 interpretou o filho de um bispo, no filme não muito bem recebido O Bebê Santo de Macon. No mesmo ano deu vida ao cruel e imoral comandante nazista Amon Göth, no aclamado filme de Steven Spielberg A Lista de Schindler. Para este papel, o ator teve de engordar treze quilos. Mas compensou, o papel (que interpretou divinamente, não tem como não odiá-lo!) lhe rendeu ótimas críticas e foi indicado ao Oscar e BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante.
                    Em 1994 interpretou Charles Van Doren, no longa dirigido por Robert Redford Quiz Show: A Verdade dos Bastidores. Em 1995 atua na ficção científica Estranhos Prazeres, ao lado de Juliette Lewis e Vincent D'Onofrio. Em 1996 atua no longa de grande sucesso O Paciente Inglês (não é um dos meus filmes favoritos, mas ele está ótimo!) com Kristin Scott Thomas e Juliette Binoche. O filme ganhou nove Oscars e Ralph foi indicado dessa vez como Melhor Ator.



                     Em 1997 vive Oscar Hopkins, em Oscar e Lucinda- Uma História de Amor, do diretor Gillian Armstrong, ao lado de Cate Blanchett. Em 1998 trabalha no não tão aclamado Os Vingadores, baseado na série britânica de mesmo nome. Em 1999 em Paixão Proibida vive o personagem Evgeny Onegin, um aristocrata russo que despreza a bela vizinha Tatyana (Liv Tyler) e é desafia a um duelo pelo cunhado desta. Evgeny vence o duelo e vai embora, quando retorna, dessa vez se apaizona por Tatyana. No mesmo ano atua em Sunshine- O Despertar de um Século, que traz três gerações de uma família judia no império Austro-Húngaro. Ainda em 1999 interpreta Maurice Bendrix em Fim de Caso, ao lado de Julianne Moore.
                    Em 2000 vive o milionário Christopher Marshel na comédia romântica Encontro de Amor, fazendo par com Jennifer Lopez. Já em 2002 interpreta o psicopata Francis Dolarhyde em Dragão Vermelho, da série de filmes sobre o psicopata Hannibal Lecter. No mesmo ano atua no suspense de David Cronenberg Spider- Desafie Sua Mente. E ainda vive o personagem Tony Angel em Lance de Sorte, do diretor Neil Jordan, com Nick Nolte no elenco.
                    Em 2005 começa a atuar na saga do bruxinho mais querido dos cinemas em Harry Potter e o Cálice de Fogo, como o temível Lord Voldemort. Também em 2005 atua na comédia dramática Más Companhias, que traz também Glenn Close e Carrie-Ann Moss no elenco. Também faz par romântico com Natasha Richardson no drama A Condessa Branca. E pra fechar o ano com chave de ouro atua no premiado O Jardineiro Fiel, de Fernando Meirelles, como o diplomata britânico Justin Quayle, que tem sua esposa Tessa (Rachel Weisz) assassinada em circunstâncias suspeitas em uma viagem a trabalho. Ele então empreende uma investigação que traz a tona uma conspiração de grandes indústrias farmacêuticas.
                   Em 2006 vive Baernard Lafferty  em Doris e Bernard- O Mordomo e a Milionária, com Susan Sarandon. No mesmo ano atua em Terra de Ninguém, onde vive Joe, um guarda de prisão que acaba se tornando amigo do prisioneiro político  Thorne (Donald Sutherland). Em 2007 repete seu papel de Lord Voldemort em Harry Potter e a Ordem da Fênix. Em 2008 atua na comédia policial Na Mira do Chefe, ao lado de Collin Farrel.


                     Em 2008 vive também o desprezível Duque de Devonshire William Cavendish no longa A Duquesa, com Keira Knightley. No mesmo ano vive Michael no sucesso O Leitor, que deu o Oscar de Melhor Atriz à Kate Winslet. Em 2009 Lord Voldemort retorna em Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Também em 2009 vive um líder de mercenários no sucesso de público e crítica Guerra ao Terror. 
                    Em 2010 atua na comédia dramática britânica Caindo no Mundo, como Mr Kendick. Em 2010 vive também o deus do submundo Hades, no remake de Fúria de Titãs, contracenando novamente com Liam Neeson. Também vive o protagonista no filme de mesmo nome Coriolanus, uma adaptação da tragédia de Shakespeare, o qual ele também dirigiu. Volta com Lord Voldemort em Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1. Atua ainda no filme de magia Nanny McPheee as Lições Mágicas, como Lorde Grey, filme que traz Emma Thompson como protagonista.
                   Em 2011 atua no último filme da série Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2. Também em 2011 atua no suspense sobre o serviço secreto britânico A Oitava Página. Em 2012 vive Gareth Mallory em 007: Operação Skyfall. Também em 2012 volta a viver Hades em Fúria de Titãs 2. Em 2013 dirige e vive o aclamado escritor Charles Dickens no romance O Nosso Segredo, com Felicity Jones.
                  Em 2014 vive um personagem inusitado e muito divertido M. Gustave no sucesso de Wes Anderson O Grande Hotel Budapeste, filme que considero fantástico e a atuação de Ralph divina! Em 2015 volta a atuar em mais um filme da série de James Bond 007 contra Spectre. Também em 20155 atua no longa A Bigger Splashcomo Harry, um ex-affair da estrela do rock Marianne Lane (Tilda Swinton).
                  Sabemos que um ator não precisa de um Oscar para provar seu talento, mas torço para que ele consiga um homenzinho dourado para sua estante, ele com certeza merece. Sempre me surpreende em seus filmes. Epero que continue brilhando por muito tempo nas telonas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário