sábado, 26 de novembro de 2016

Personalidade Histórica: Catarina, a Grande

             Ela foi a grande modernizadora do Império Russo. Governou por trinta e quatro anos, onde ela estendeu as fronteiras, promoveu as artes, reformas no ensino e na administração em geral. Enfrentou várias revoltas durante seu reinado, com mãos de ferro... A figura em questão foi uma das mais importantes mulheres da história, Catarina, a Grande,
             Nascida Sophie Friederike Auguste, era filha de um príncipe prussiano falido, Sua tia, a Czarina Isabel arranjou o casamento entre ela e seu filho adotivo Pedro de Holstein-Gottorp. Os dois se casaram em 1745 e Sophie passa a se chamar Catarina Alexievna, e virou adepta da religião ortodoxa grega. Se o casamento escolhido já é difícil, imagina arranjado... Os dois logo começaram a ter relações extra conjugais. Entre os amantes mais famosos de Catarina figurava Gregory Orloff, o qual fazia parte do exército. Em 1762, Isabel faleceu e Pedro ascendeu ao trono, como Pedro III.
               Gregory, juntamente com Catarina, arquitetou um plano para derrubar Pedro e Catarina governar sozinha. E logo eles conseguiram seu objetivo, já que Pedro estava deixando boa parte da população descontente, principalmente os membros do clero que haviam perdido alguns privilégios. E assim, ainda em 1762, juntamente com os irmãos Orloff, Catarina deu um golpe de Estado, e depôs Pedro III.
               Alexei (irmão de Gregory) ainda se sentia ameaçado com Pedro vivo e o executou. Segundo consta, Catarina só soube quando Pedro já estava morto, mas espalhou boatos de que ele havia morrido de cólicas muito fortes. Porém, Catarina percebeu que a aliança com os irmãos Orloff lhe traria problemas e cortou relações. Logo encontrou outro amante, o Conde de Potemkin.
                  Entre as revoltas ocorridas durante seu reinado, a mais forte foi a que ocorreu em 1773, quando um grupo de cossacos e camponeses liderados por Emelyan Pugachev (que diziam ser Pedro III, o qual julgavam morto), se revoltaram contra as grandes dificuldades socioeconômicas enfrentadas pelos servos. Porém, através do poderoso exército russo, Catarina esmagou a revolta com ferocidade.
                   A governante foi conhecida por ter vários amantes ao longo dos anos, mas ser amante de Catarina podia ser algo bem rentável, além de ela não terminar as relações com grandes escândalos, ela retribuía o tempo que passaram juntos, com títulos e terras.
                  
                  Como grande apoiadora das artes e do ensino, ela mesmo escreveu livros, panfletos educativos para a melhoria da qualidade da educação russa. Era amiga de Diderot e Voltaire. Criou uma grande coleção de arte no Palácio de Inverno, em São Petersburgo. E conseguiu expandir seu império em grandes proporções, chegando até o Mar Negro.
                   Teve apenas um filho, Paulo I, o qual existem muitos rumores de ser um filho ilegítimo. Apesar de toda a vida agitada que teve, sua morte foi tranquila. Em 1796 teve uma apoplexia e morreu no conforto de sua cama.




Nenhum comentário:

Postar um comentário