sexta-feira, 5 de abril de 2019

Ícones da Moda: Gianni Versace

             Ele foi um gênio da moda, que revolucionou as passarelas, e até a forma como as mulheres viam as roupas. Italiano, de gênio forte, viveu e, infelizmente também morreu de forma teatral. Apesar de ter partido jovem, deixou um legado no mundo da moda, e uma empresa consolidada, administrada durante anos por sua família, e atualmente pertence ao grupo Michael Kors. O estilista que iremos falar é Gianni Versace.
            Giovanni Maria Versace, nasceu em 02 de dezembro de 1946, na cidade de Reggio di Calabria, na Itália. Aprendeu a costurar com sua mãe, e desde cedo mostrou talento para seguir essa carreira. Em 1972 mudou-se para Milão, e em 1978 fundou sua grife, a Versace.
              Seu estilo era glamouroso, sexy, Versace desenhava para mulheres fortes, de personalidade, decididas. Podemos perceber logo em seu início influências da Mitologia grega e das obras de Andy Warhol. Era muito apegado à família, seu irmão Santo era CEO de sua marca, e sua irmã Donatela, designer e vice-presidente, além de ser uma grande inspiração para suas obras.
           
             Ao longo dos anos 80 consolidou-se no mundo da moda, e sua grife virou um império internacional. Seus desfiles eram como shows de rock, tanto na produção quanto na euforia que causavam. Trabalhava com top models famosas como Naomi Campbell, Cindy Crawford, Linda Evangelista.
            Em 1989 produziu o figurino da Ópera de São Francisco. O símbolo escolhido pelo criador para representar a marca foi a Medusa. Segundo uma versão, ele se apaixonou pelo símbolo que era desenhado em uma maçaneta em uma uma mansão que comprou. Seja como for, ficou gravada em nossa mente.
            Em 1993, Versace foi diagnosticado com um tipo raro de câncer de ouvido. Nesse período o controle da empresa passou para sua irmã Donatela e seu irmão Santo. Ele deu a volta por cima e continuou a frente das criações da marca. Tinha clientes e amigos muito famosos como Lady Diana.
           Em 15 de julho de 1997, foi assassinado na porta de sua mansão em Miami. O assassino Andrew Cunanan, tinha assassinado quatro outros homens, e os motivos até hoje permanecem um mistério, já que o assassino fugiu da polícia e cometeu suicídio cerca de uma semana depois. Foi um grande frenesi, foram escritos livros, reportagens, e em 2018 a segunda temporada da série American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace trouxe a história do crime e do assassino, ganhando vários prêmios.
           Felizmente o destino da marca não foi selado com aquele crime brutal, e a Versace ainda é muito forte no mundo da moda, com uma vasta gama de produtos, tendo ficado no controle da família por muitos anos, até que foi adquirida pelo grupo Michael Kors. Infelizmente, independente de qualquer motivo, um artista foi interrompido no auge de sua carreira de uma maneira covarde , mas a Versace felizmente permaneceu como uma marca de pessoas que vieram ao mundo para brilhar. Descanse em paz Gianni.


Nenhum comentário:

Postar um comentário