sábado, 31 de março de 2018

Dica de Filme: Snowden: Herói ou Traidor?


                                  Ficha Técnica

Título Original: Snowden
Ano: 2016
Gênero: Biografia// Suspense
Direção: Oliver Stone
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Shailene Woodley, Tom Wilkinson, Melissa Leo, Timothy Oliphant, Nicholas Cage, Scott Eastwood, Zachary Quinto, Rhys Ifans

               Acredito que todos se lembram pelo menos de ver algo nas manchetes em 2013 sobre um ex-funcionário terceirizado da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, que divulgou um extenso material a imprensa, que chocou o mundo com a informação de que os Estados Unidos "vigiavam" o acesso a internet das pessoas, em um alcance mundial, através de programas criados para barrar o terrorismo e ciberterrorismo. O filme conta a história do funcionário, Edward Snowden (Joseph Gordon-Levitt), no período em que ele tenta entrar para as forças especiais, até a divulgação dos eventos.
              Snowden é um autodidata extremamente inteligente, expert em computação, acaba conseguindo entrar para a CIA.Por seu desempenho durante o treinamento, logo é designado para trabalhar na parte de segurança cibernética, até que ao ir para o trabalho de campo, por sua insistência, ele acaba se deparando com grandes conflitos morais e abandona a agência.
             Por sua competência e experiência ele acaba trabalhando em várias empresas que prestam serviço as agências de segurança do governo ao longo dos anos, mas o que ele pensava ser uma fase "mais rígida" na vigilância por conta dos atentados de 11 de setembro, se mostra um mecanismo de controle e jogo político bem mais complexo....
              O filme mostra também os conflitos internos do personagem, e como esse tipo de trabalho afeta as relações interpessoais. E nos traz uma grande reflexão, será que hoje não nos sentimos tão livres, por conta do acesso a informação e da globalização, mas estamos mais presos do que nunca? São tantas câmeras de vigilância, mecanismos de busca e daí nos deparamos com fatos como os mostrados no filme.
              Oliver Stone é ótimo para filmes biográficos, e mais uma vez não decepciona. Joseph também está ótimo como o nerd com crise de consciência. E mais um grande elenco tornam o filme muito atraente, e apesar de tratar de questões muito complexas, a narrativa é feita de uma forma que até o mais leigo em computadores consegue acompanhar. Vale a pena assistir. Até a próxima dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário