terça-feira, 3 de outubro de 2017

Grandes Vilões das Telas: Jack Torrance

               Ele não é o típico vilão. Na verdade, no início do filme simpatizamos muito com o personagem e torcemos por seu sucesso. Criado pelo mestre do suspense e terror Stephen King, este é o protagonista de um de seus maiores sucessos: O Iluminado. O vilão é Jack Torrance, imortalizado na tela pelo diretor Stanley Kubrick em 1980, e quem interpretou brilhantemente (sem trocadilhos com o título, que na verdade se refere ao garoto da história) foi Jack Nicholson.
              Jack é um escritor e ex-professor, tendo perdido seu emprego em uma escola preparatória, por conta do alcoolismo. Longe da bebida, ele aceita o emprego de zelador de um hotel, o Overlook, durante o duro inverno do Colorado, e parte para lá com sua família.
              Ele acredita que o isolamento vai aproximá-lo de sua família novamente, seu filho Danny, um telepata sensível as forças sobrenaturais, e sua esposa, a dócil e submissa Wendy. E ele pretende aproveitar toda essa tranquilidade para escrever um livro, o qual ele acredita que será um sucesso.
                Tudo parece ocorrer bem no início, Jack escreve bastante, sua esposa cuida de tarefas rotineiras e seu filho explora o hotel com seu triciclo.... mas as aparências enganam....Com Danny tendo visões assustadoras e inexplicáveis nos quartos, e Jack cada vez mais perdendo a paciência, e se tornando um homem ora apático, ora agressivo.
                    Jack então passa a ser "consumido" pelo hotel., com visões também bizarras, e até uma cena no bar "desativado", onde um gentil garçom o serve e ouve um desabafo sobre seu casamento. Depois, em uma festa a fantasia (lembrem-se que o hotel está vazio!!), o "antigo zelador" lhe diz que ele deve corrigir sua família. Ele então logo explode, e passa a perseguir sua esposa e filho, com um machado, em cenas marcantes e de um suspense frenético!
                    O livro que ele estava escrevendo? Sua esposa ao verificar a máquina de escrever, descobre que são muitas páginas com uma só frase: " Muito trabalho e pouca diversão fazem de Jack um cara bobão", seria mais ou menos a tradução (All work and no play makes Jack a dull boy).
                    O autor do livro em uma entrevista disse que não gostou do filme, nem da interpretação de Nicholson. Mas o público com certeza gostou, o filme se tornou um clássico, e com certeza é apavorante! E o "louco do machado" passou a ser um dos maiores vilões das telas!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário