sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Dica de Filme: O Mordomo da Casa Branca

                                         Ficha Técnica:

Título Original: The Butler
Ano: 2013
Gênero: Drama
Direção: Lee Daniels
Elenco: Forest Whitaker, Oprah Winfrey, John Cusack, Cuba Gooding Jr, Terrence Howard, Lenny Kravitz, James Marsden

               Com a história ao fundo, vemos neste drama de uma forma poética, como era  e ainda é ser negro nos Estados Unidos. O filme conta a história de Cecil Gaines (Forest); na verdade o filme é baseado na vida de Eugene Allen, que foi um mordomo negro na Casa Branca por trinta e quatro anos, porém alguns fatos muito trágicos do filme não fizeram parte da vida de Eugene, felizmente; um garoto que vivia em uma fazenda de algodão na Geórgia, e vê sua mãe ser estuprada e seu pai morto sem nenhuma piedade por um senhor branco.
                A mãe do assassino leva então o garoto para ser um "criado de casa", onde ele aprendeu a servir. Ao ficar mais velho, ele vai para a cidade, passa a trabalhar em um pequeno hotel, depois em um grande hotel, até que vai parar na Casa Branca.
                Cecil é tudo que um mordomo deveria ser, faz o seu trabalho de uma foma impecável, é extremamente discreto e muito dedicado. Em contradição, sua família muitas vezes sofre com isso, pelo pouco tempo que ele tem disponível, e de seus dois filhos, um decide ao entrar para a universidade, lutar pelos direitos civis dos negros.
                   Uma das questões muito legais do filme, é a capacidade de adaptação que o ser humano necessita para viver em sociedade. Cecil precisa fazer seu trabalho, e cada presidente é extremamente diferente do outro.
                   Com certeza, também deve ter sido muito difícil ouvir tanta coisa sobre racismo ocorrendo ao redor do mundo em primeira mão, e não poder esboçar a menor opinião e revolta!!
                   O filme fez bastante sucesso, e a atuação de Forest Whitaker mais uma vez não decepciona. Oprah Winfrey também brilha. Apesar das questões levantadas de haver muitas diferenças entre o personagem e o verdadeiro mordomo, o filme é uma excelente pedida. É um drama contado na medida certa, com algumas pitadas de humor e uma boa dose de realidade. Até a próxima dica!



2 comentários:

  1. ótima resenha. Este filme é surpreendente e eu adoro filmes sobre política. Quero muito ver este novo filme do Benedict Cumberbatch sobre o estrategista por trás do Brexit. Filmes baseados em fatos reais sempre tem histórias que nos prendem e são bem conduzidas, além de serem surpreendentes. Mal posso esperar para ver brexit o filme legendado , ele parece simplesmente incrível. É sempre muito curioso ver este tipo de coisa. Eu estou ansiosa. Parece ser um filme que supera todas expectativas, com certeza. Recomendo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada. Que bom que gostou! Brexit parece ser muito interessante e Benedict Cumberbatch costuma se destacar sempre.

    ResponderExcluir