sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Dica de Filme: O Mordomo da Casa Branca

                                         Ficha Técnica:

Título Original: The Butler
Ano: 2013
Gênero: Drama
Direção: Lee Daniels
Elenco: Forest Whitaker, Oprah Winfrey, John Cusack, Cuba Gooding Jr, Terrence Howard, Lenny Kravitz, James Marsden

               Com a história ao fundo, vemos neste drama de uma forma poética, como era  e ainda é ser negro nos Estados Unidos. O filme conta a história de Cecil Gaines (Forest); na verdade o filme é baseado na vida de Eugene Allen, que foi um mordomo negro na Casa Branca por trinta e quatro anos, porém alguns fatos muito trágicos do filme não fizeram parte da vida de Eugene, felizmente; um garoto que vivia em uma fazenda de algodão na Geórgia, e vê sua mãe ser estuprada e seu pai morto sem nenhuma piedade por um senhor branco.
                A mãe do assassino leva então o garoto para ser um "criado de casa", onde ele aprendeu a servir. Ao ficar mais velho, ele vai para a cidade, passa a trabalhar em um pequeno hotel, depois em um grande hotel, até que vai parar na Casa Branca.
                Cecil é tudo que um mordomo deveria ser, faz o seu trabalho de uma foma impecável, é extremamente discreto e muito dedicado. Em contradição, sua família muitas vezes sofre com isso, pelo pouco tempo que ele tem disponível, e de seus dois filhos, um decide ao entrar para a universidade, lutar pelos direitos civis dos negros.
                   Uma das questões muito legais do filme, é a capacidade de adaptação que o ser humano necessita para viver em sociedade. Cecil precisa fazer seu trabalho, e cada presidente é extremamente diferente do outro.
                   Com certeza, também deve ter sido muito difícil ouvir tanta coisa sobre racismo ocorrendo ao redor do mundo em primeira mão, e não poder esboçar a menor opinião e revolta!!
                   O filme fez bastante sucesso, e a atuação de Forest Whitaker mais uma vez não decepciona. Oprah Winfrey também brilha. Apesar das questões levantadas de haver muitas diferenças entre o personagem e o verdadeiro mordomo, o filme é uma excelente pedida. É um drama contado na medida certa, com algumas pitadas de humor e uma boa dose de realidade. Até a próxima dica!



Nenhum comentário:

Postar um comentário