terça-feira, 11 de abril de 2017

Hoje é Dia de Clássico Bebê: Laranja Mecânica


                                       Ficha Técnica:

Título Original: A Clockwork Orange
Ano: 1972
Gênero: Ficção Científica/Drama/Policial
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Malcom McDowell, Patrick Magee, Michael Bates, David Prowse, Adrienne Corri

              Stanley Kubrick era um mestre em transformar ótimos livros em grandes filmes, e este é mais uma adaptação que deu muito certo (adaptado do livro homônimo de Anthony Burgess). Foi um filme inovador, em alguns países foi censurado (inclusive no Brasil). Uma coisa é triste, que o  filme foi meio profético, pois vemos a banalização da violência todos os dias.
              O filme traz a Inglaterra em um futuro incerto, onde as gangues dominam e vivem em conflito. Alex (Malcom McDowell) é líder de uma das gangues, e acompanhamos sua rotina de violência, sexo e drogas (com seus "druguinhos"). É traído por seus próprios companheiros, e enviado a prisão decide participar de um experimento, que tem como objetivo eliminar a capacidade da pessoa de fazer mal às outras.Porém, ao sair da prisão, Alex terá que enfrentar as consequências de seus atos anteriores, independente de ter mudado de vida ou não.
               O filme foi massacrado por alguns críticos britânicos, o que levou com que o diretor não permitisse sua exibição no Reino Unido (o filme só foi exibido após sua morte). A adaptação foi tão meticulosa, que os personagens do círculo de Alex utilizam a mesma linguagem peculiar do livro no filme (sim, a linguagem foi criada pelo autor do livro, e não por Kubrick, como alguns pensam), algumas versões do livro tem um dicionário dessas expressões em seu final. Os cenários são como todos os filmes de Kubrick, com cores vibrantes, que se destacam nas cenas. E Alex, com certeza é um dos personagens mais marcantes do cinema, um sociopata, que sabe ser educado e ao contrário de seus amigos ouve Beethoven e em uma das cenas épicas (que foi de improviso do ator) canta Singing In The Rain, enquanto faz uma de suas maiores maldades!
                O filme foi gravado em locações externas e cenários reais, utilizando a luz natural na fotografia. Considerado um clássico, e obrigatório para todo cinéfilo! Muitos amam o filme, outros odeiam. Me incluo na primeira opção, não sei quantas vezes assisti, mas foram muitas (acho que tantas, que sempre me pego cantarolando Singing In The Rain enquanto trabalho!). Para saber em qual opção se encaixa, só assistindo...





                

Nenhum comentário:

Postar um comentário