segunda-feira, 20 de março de 2017

Reforma da Previdência:Alguém vai conseguir se aposentar?

             Muito tem se falado sobre as propostas da Reforma da Previdência. Cada vez mais emendas são acrescentadas. Mas de cara, tem deixado todos os trabalhadores com medo do que pode vir. Alegam que a reforma é necessária por constar um déficit na Previdência de mais de R$150 bilhões (o que todos os dias vemos gente contestando isso, alegando ser uma fraude). Dizem que os principais motivos desse "rombo" seriam um maior envelhecimento da população e a crise financeira que traz consigo o desemprego. Mas também existe um grande problema de sonegação e isenção de alguns setores da economia. Não sei se existe o déficit ou não, mas a questão é, se as mudanças propostas forem aceitas, será que alguém ainda conseguirá se aposentar integralmente??
            A proposta do governo fixa a idade mínima para requerer a aposentadoria para 65 anos (para homens e mulheres) e o tempo mínimo de contribuição para 25 anos (15 atualmente). Elevando a idade mínima do regime próprio da União, aumenta automaticamente as idades dos servidores de estados e municípios, Judiciário e Legislativo. Para homens acima de 50 e mulheres acima de 45, poderão ainda se aposentar pela regra atual, mas terão que pagar um pedágio de tempo de 50% para o tempo que falta.Para se aposentar com 100% do benefício serão necessários 49 anos de contribuição!
             A PEC revoga também aposentadoria especial para professores do ensino fundamental e médio e policiais civis, o governo determinou que policiais militares e bombeiros ficarão de fora das mudanças (vamos todo mundo estudar pra entrar para um dos dois!). A pensão por morte que atualmente é integral, deverá ser reduzida para 50%, mais 10% por dependente e deve ser desvinculada do reajuste do salário mínimo ( homens por favor aprendam a ser imortais, ou suas viúvas morrerão de fome!!). Além de que as pensões não poderão mais ser acumuladas. Idosos ou deficientes de baixa renda tem direito a um beneficio assistencial, mesmo sem contribuição. A idéia da mudança é desvincular este benefício também de reajuste de salário mínimo. E o governo pretende aumentar a alíquota de contribuição de 11 para 14% para funcionários públicos federais.
              Muitos protestos vem sido realizados por trabalhadores de muitos setores, contra as medidas propostas, contando com paralisações parciais de ônibus e metrô e São Paulo. Agora vamos pela lógica, para uma pessoa que começar a trabalhar registrada com 18 anos (ou um autônomo que contribua), de cara para ele receber integral (se não tiver nenhuma interrupção na contribuição, o que em um país como o nosso que vive mergulhado em crises financeiras e desemprego é praticamente impossível!) tem que trabalhar até os 67 anos! E conhecendo na prática (pois vi a luta do meu pai para se aposentar) quando uma pessoa passa dos 40 anos é extremamente complicado para ela arrumar um emprego, para o mercado já são considerados velhos. Sendo assim quem vai se aposentar??
              Eu acho que as pessoas tem que protestar mesmo. Querem conseguir mais dinheiro, diminuam os gastos com políticos, que custam em média R$ 100.000 por mês aos cofres públicos, contando com seus salários e suas listas imensas de "auxílios"(isso sem contar os desonestos que desviam muito mais). Como eu disse em um post uma vez eu não votei no presidente Temer, mas torcia para que ele desse certo (pelo visto vou ficar só na torcida, vou voltar a acreditar em Papai Noel que é melhor). Mas não se enganem com o discurso do ex-presidente Lula, que agora se diz contra, mas em várias entrevistas já se mostrou favorável a uma grande reforma da Previdência. Já a ex-presidente Dilma, que nos deixou Michel Temer de herança, essa sempre vai ser difícil saber se ela é a favor ou contra alguma coisa!

Obs: Em 21/03/2017 o presidente Michel Temer anunciou que os servidores públicos estaduais e municipais não farão parte da reforma da Previdência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário