quarta-feira, 8 de março de 2017

Grandes Vilões das Telas: Hannibal Lecter

             Ele é um dos vilões mais aterrorizantes das telas, e de certa maneira, exerce um fascínio sobre as pessoas. Fez parte de uma série de filmes, interpretados por diferentes atores. O personagem fez tanto sucesso que deu origem a uma série de TV. O vilão de que falo é Hannibal Lecter.
             Hannibal Lecter é um psiquiatra renomado, um homem extremamente culto, fino, elegante e também um psicopata sanguinário e canibal! Thomas Harris, jornalista e escritor americano é o criador deste personagem, escreveu quatro livros em que ele aparece.
   
             A primeira adaptação para o cinema que fez sucesso foi O Silêncio dos Inocentes (em 1986 foi adaptado Dragão Vermelho, sem grande bilheteria), em 1991. Uma agente novata do FBI conta com a ajuda do serial killer para encontrar um outro assassino que arranca a pele de suas vítimas, conhecido como Buffalo Bill. A excelente interpretação de Anthony Hopkins como Lecter e Jodie Foster como a agente Clarice trouxeram cinco Oscars para o longa.
            Em 2001 chegou as telas Hannibal, dirigido por Ridley Scott, com a volta da agente Starling, mas dessa vez interpretada por Julianne Moore. A história se passa sete anos após O Silêncio dos Inocentes, Hannibal está foragido e vivendo na Europa, porém sua única vítima que sobreviveu (embora tenha ficado desfigurado) busca vingança. Ele então usa a agente Starling como isca. Particularmente, não gosto muito desse filme da série.

              Em 2002 é lançada outra versão de Dragão Vermelho, com Anthony Hopkins ainda no papel, e Edward Norton interpreta um agente do FBI que é manipulado em um jogo psicológico pelo psicopata. Em 2007 é lançado o último filme da saga: Hannibal: A Origem do Mal, onde uma versão bem mais jovem do vilão é interpretada pelo ator francês Gaspard Ulliel, onde é contada a história dos primeiros anos do personagem , e a origem de seus atos (se é que tem como explicar).

              Em 2013 estreou a série Hannibal, com o ator dinamarquês Mads Mikkelsen no papel do doutor psicopata. A série foi criada por Bryan Fuller e teve três temporadas. Segundo consta, o escritor teria se inspirado em um médico mexicano (o qual chamou apenas de Doutor Salazar) que conheceu quando foi entrevistar um outro preso. Seja quem for, deu origem a um personagem muito aterrorizante, mas com certeza também fascinante!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário