sábado, 14 de janeiro de 2017

Talento em Foco: Glenn Close

               Ela é uma atriz versátil, de um talento que não se pode negar. Pode interpretar a boa moça, mas suas vilãs e mulheres psicologicamente perturbadas com certeza se destacam.
                Glenn Close nasceu em 19/03/1947, em Greenwich, Connecticut, nos Estados Unidos. Vivia com a família em uma fazenda. Quando tinha 13 anos seu pai abriu uma clínica no Congo Belga (hoje Zaire), onde ela passava um tempo, alternando com colégios na Suíça. Estudou arte dramática no College of Willian and Mary, em Williamsburg, na Virgínia. Em 1974 estreou na Companhia de Teatro de Nova York.
                Fez sua estreia no cinema em 1982, no filme O Mundo Segundo Garp, onde interpretou a mão de Robin Williams, apesar de ser somente cinco anos mais velha que este. O papel lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. No ano seguinte atuou no filme O Reencontro, onde sete colegas dos tempos de universidade se reencontram no funeral do amigo mais brilhante, que cometeu suicídio., e fazem então um balanço de suas vidas. Foi novamente indicada ao Oscar por este filme.
             Em 1984 atua no filme Um Homem Fora de Série, como Iris Gaines, contracenando com Robert Redford, e novamente foi indicada ao Oscar. Em 1985 trabalha no filme O Fio da Suspeita, no papel da advogada Teddy Barnes, contracenando com Jeff Bridges.
              Em 1987, seu talento fica mais do que em evidência, no filme de Adryan Line, Atração Fatal, onde ela interpreta Alex Forrest, a amante psicótica (muito, muitooo louca) de Dan Gallagher, vivido por Michael Douglas. Desta vez foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz.Em 1988 interpreta a Marquesa de Merteuil (meu personagem favorito dela), em um dos meus filmes favoritos, Ligações Perigosas, onde atua também o excelente John Malkovich. Foi novamente indicada ao Oscar de Melhor Atriz, mas perdeu para Jodie Foster (como, até hoje ninguém sabe).
                Em 1990 atua no drama O Reverso da Fortuna, como Sunny Von Büllow, uma milionária que entra em coma e é alvo do suposto interesse de seu marido (personagem de Jeremy Irons) por seu sinheiro. Em 1991 trabalha no longa de Steven Spielberg Hook- A Volta do Capitão Gancho. No ano seguinte atua no sucesso A Casa dos Espíritos, ao lado de Meryl Streep. Em 1994 atua ao lado de Michael Keaton e Robert Duvall no longa O Jornal.
                Em 1996 atua em três produções: O Segredo de Mary Reilly , de Stephen Frears; Marte Ataca, de Tim Burton e como a vilá Cruela DeVil na produção infantil 101 Dálmatas. Em 1997 atua no drama Um Canto de Esperança, como Adrienne. O filme trata sobre a invasão de Cingapura pelos japoneses, que levaram várias pessoas a um campo de concentração japonês durante a Segunda Guerra Mundial. E Adrienne, apesar de tudo, decide formar um coral no local.
                 Em 1998 atua no longa de Robert Altman, A Fortuna de Cookie. O longa traz Julianne Moore e Liv Tyler no elenco. No ano 2000 trabalha no filme Coisas que Você Pode Dizer Só de Olhar Para Ela, onde a história de cinco mulheres se entrelaçam. O filme tem Cameron Diaz e Holly Hunter no elenco. No mesmo ano repete seu papel de Cruela no filme 102 Dálmatas. Em 2003 vive Olivia Pace no filme A Francesa, com Kate Hudson e Naomi Watts.
                 Em 2004 tem um pequeno papel no filme Mulheres Perfeitas, com Nicole Kidman como protagonista. No ano seguinte atua no drama Por Conta do Destino, dirigido por Chris Terrio, Em 2007 atua no romance Ao Entardecer, com Claire Danes.
                 Glenn ainda atuou na quarta temporada da série The Shield, como a capitã Monica Rawling e foi a protagonista da série Damages, exibida de 2007 a 2012, como a advogada Patty Hewes. Ela ganhou um Globo de Ouro por este papel.
                  Em 2011 atuou no longa de mesmo nome do personagem principal Albert Nobbs, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz (novamente em uma excelente atuação), mas perdeu para Meryl Streep. Apesar de adorar a cerimônia do Oscar, acho que muitas vezes não cumpre seu papel de premiar os melhores, e ela com certeza é uma das injustiçadas, pois com certeza ela tem talento de sobra para ter pelo menos uma estatueta. Quem sabe uma hora chega o homenzinho dourado para ela!







Nenhum comentário:

Postar um comentário