quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Muito Barulho Por Nada: A Guerra das Cores

              Já faz alguns dias em que estamos vendo em todos os lugares uma grande polêmica quanto a um vídeo que estaria circulando as redes sociais, onde a Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves(PSL) teria feito uma declaração que o país entrava numa nova era e que "menino veste azul e menina veste rosa". Pronto, isso causou um estardalhaço tão grande, enquanto boa parte da população ignora os números absurdos de homicídios no Brasil por ano, ou a atual crise de violência no estado do Ceará. Mas "Ah vamos brigar por conta dessa afirmação sexista, afinal isso é a coisa mais importante do mundo".
             Eu particularmente não conheço muito o trabalho da ministra até então, e vou procurar me informar mais, nem a estou defendendo com unhas e dentes, mas acredito que ele fez simplesmente uma metáfora por conta da ideologia de gênero que vem crescendo no mundo todo. E nessa parte, sim concordo com ela. Criança não tem sexo, tem gênero, e somente dois: masculino e feminino. Quando se tornar adulta pode querer ser homem mulher, unicórnio, sereia.... Mas criança não tem discernimento para tomar decisões da vida adulta e ponto final!
             Não quero bancar a careta, ou cheia de pudores, mas não há como negar nas últimas décadas uma erotização das crianças totalmente absurda e desnecessária. Cartilhas de educação sexual que causam vergonha em nós sendo mostradas as crianças, as roupas, músicas, programas de TV em horários que os baixinhos estão assistindo carregado de conteúdo sexual...
             Além disso, o que quero ressaltar é essa reação exagerada a um fato que considero banal. E já que vocês lutam também por tanta coisa, a Ministra não tem direito a pensamento e opinião próprios?
               Só sei que vi muita briga, discussão em todas as redes sociais, a imprensa gastando muito tempo e energia com esse assunto. Emissora de TV colocando jornalistas e artistas homens de rosa e mulheres de azul, e no fim das contas, na minha opinião é só mais uma onde de mimimi dessa geração, muito barulho por nada (ah Shakespeare, desculpe a comparação com o título de sua obra, mas não resisti!). Mas pelo menos geraram alguns memes e vídeos engraçados com frases do tipo "pobre veste o que tem". Eu que me sinto um pouco acima do peso devido as festas de final de ano, ando preferindo o pretinho básico mesmo, que dá uma "emagrecida" rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário