terça-feira, 23 de outubro de 2018

Em uma Geração Sem Limites, Tudo é Ditadura!

               Com toda essa discussão sobre política e afins, vemos muitos jovens falando sobre ditadura. Como tem medo dela e tal (alguns se dizem até traumatizados, não sei como pois não viveram nesse período). Quando eu nasci a ditadura estava dando lugar a democracia, então não posso dizer como foi tal período, longe de mim também querer fazer apologia a tal tipo de regime, acho que a democracia é muito válida, embora infelizmente em nosso país muitas vezes ela seja engolida por acordos e conchavos, onde o dinheiro rola solto.
               Mas a questão que quero levantar aqui, é que vemos que grande parte dessa nova geração não tem limites, então para eles qualquer ato de disciplina e regras se torna ditadura. Infelizmente os pais trabalham muito, e acredito eu que pelo sentimento de culpa lhes dão uma liberdade exagerada. A vida adulta não é fácil, eles tem que aprender isso. Quando vejo crianças e adolescentes com smartphones caríssimos, roupas de marca (com pais que não ganham para isso) e ainda reclamando, penso "como irão dar valor as coisas mais tarde?".
                Todo adolescente é difícil, e rebelde por natureza acho, mas é preciso ter limites. Levei uns bons corretivos dos meus pais (sim, não fui santa, é claro). E os movimentos se aproveitam para doutriná-los também. Nos chamam de robôs mas eles é que repetem "nazista! fascista!" com tanta facilidade, mas não sei se sequer sabem o significado e peso dessas palavras. A vida vai dizer NÃO para todos em algum momento, então é preciso se acostumar.
               Uma coisa que nos mostra muito a questão de limites, é ver como o perfil prisional mudou nos últimos anos. Existem muitos universitários, que foram criados dentro de uma família estruturada atrás das grades, que foram em busca de aventuras e dinheiro fácil.
              Isso me faz pensar também como serão nossos próximos profissionais. Será que tomarão um rumo e isso será uma fase, ou teremos adolescentes com 50 anos no futuro?Um filme que amo, tem mais de quarenta anos, mas sempre me faz lembrar dessa geração é Laranja Mecânica....

Nenhum comentário:

Postar um comentário