Ficha Técnica:
Título Original: Sunset Boulevard
Ano: 1950
Gênero: Drama/Romance
Direção: Billy Wilder
Elenco: Gloria Swanson, Willim Holden, Nancy Olson, Fred Clarke, Jack Webb
Apesar de ser um filme antigo, esse longa nos mostra uma coisa atemporal: a busca desenfreada pela fama e suas consequências. Na história Willian Holden vive o roteirista fracassado Joe Gillis. Ao fugir de alguns credores seu destino se cruza com Norma Desmond, uma exccêntrica atriz, que tem sua carreira em decadência com o fim dos filmes mudos, onde ela era uma grande estrela.
Norma contrata Joe para ele revisar um roteiro de Salomé, que ela escreveu, acreditando que isso fará com que ela tenha um retorno triunfal às telas. Ele desesperado por dinheiro e pensando que será um golpe de sorte, aceita. Mas na verdade ele se vê envolvido em uma teia cada vez mais difícil de se soltar.
A atriz passa cada vez mais a fazer exigências absurdas, e ele necessitando do dinheiro não consegue dizer que o roteiro é na verdade horrível, para dizer o mínimo....O roteirista vai ficando cada vez mais encurralado, e suas desculpas acabando...
Como se já não bastasse tanta confusão, Norma ainda se apaixona por Joe! Gerando situações inusitadas e cômicas ao filme. É uma crítica a Hollywood, com um tom amargo e irônico. As excentricidades de Norma (que inclui um funeral ao seu macaco de estimação) também são um ponto alto do filme. A recusa em aceitar que o sucesso é efêmero e o que uma pessoa é capaz de fazer para retornar ao estrelato é algo com o que nos deparamos ainda mais hoje com a internet, o que faz com que esse clássico seja como um vestido preto de grife, nunca sai de moda. Vale a pena conferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário