Ele criou uma marca que ainda hoje dita grandes tendências no mundo da moda. Suas criações eram sinônimo de beleza e bom gosto. Foi um dos mentores de Yves Saint Laurent. Uma pena ter partido tão cedo. Este foi Christian Dior.
Christian Dior nasceu em Granville, na França, em 21 de janeiro de 1905. Seus pais tinham uma boa condição financeira, então ele teve uma boa infância e adolescência. Sempre com gosto e talento pelas artes, no entanto seu pai o enviou a Paris para estudar ciências políticas e seguir a carreira diplomática. Após os estudos na verdade partiu para a pintura, e chegou a abrir uma galeria, onde vendeu até obras de Picasso.
Porém, com a crise de 1929, sua família entrou em uma crise financeira e ele foi obrigado a fechar a galeria. Ele então foi trabalhar com o estilista Robert Piguet, tendo que que abandoná-lo em 1940 por ter sido convocado a lutar na Segunda Guerra Mundial.
Em 1941 foi trabalhar na maison do estilista Lucien Lelong, onde conheceu outro rapaz que também faria seu nome no mundo da moda: Pierre Balmain. Seu sonho era ter sua própria maison, o que conseguiu em 1946, com o apoio financeiro do empresário de tecidos Marcel Boussac. Em 12 de fevereiro de 1947 a Maison Dior apresentou sua primeira coleção, composta de 90 looks, que ficou conhecida como New Look, devido a uma publicação na revista de moda US Harper's Bazaar. Os vestidos traziam saias cheias, cinturas apertadas e bustos cheios, numa opulência que contrastava com o clima sombrio pós guerra e trouxe vida e alegria a capital da moda.
Seus looks traziam a feminilidade e o luxo de volta às mulheres. Sofisticação, após quase meio século de privações e sobriedade devido as duas Guerras Mundiais. Logo estrelas de Hollywood se tornaram clientes assíduas, como Rita Hayworth. A Maison Dior chegou a ser convidada para uma presentação privada de sua coleção a família real britânica.
Em 1948 abriu uma casa de luxo em Nova York. Em 1949, inovando mais uma vez a marca viu a importância de ter um "look completo", e em parceria com Jacques Rouet, licenciou seu nome para uma grande variedade de acessórios. Meias, gravatas, perfumes, tudo isso lançou o nome da marca ao mundo. o perfume Miss Dior, um clássico até hoje, foi uma homenagem a irmã do estilista, que lutou na resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial.
Sua coleção de 1951 consolidou a imagem da marca com o estilo princesa, mas também trouxe a mistura do guarda roupa masculino, com um tailleur em lã cinza. Em 1954 a Maison abriu uma sucursal da marca em Londres, e vieram várias em outros lugares como Austrália e Cuba. Em 1955 Yves Saint Laurent se torna seu assistente e Christian o elege para ser sucessor.
Em 1957 estava de férias nas termas de Montecatini, uma região da Toscana, na Itália, onde no dia 23 de outubro faleceu de ataque cardíaco. A marca que ele criou ainda hoje é uma das maiores do mundo, tendo quase 200 boutiques ao redor do planeta, com diversos produtos. Infelizmente não tenho condições de vestir a marca, mas sempre tenho um Hypnotic Poison para ocasiões especias, para mim o melhor perfume já lançado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário