quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Personalidade Histórica: Luis XIV

                Conhecido como o "Rei Sol", seu reinado é o mais longo da história, com setenta e dois anos (embora uma parte tenha sido na mão de regentes por conta de sua idade).Luis XIV nasceu em 05 de setembro de 1638, em Saint Germain, na França. Seu pai faleceu quando ele tinha cinco anos de idade, e sua mãe, Ana da Áustria, se instaurou como regente em seu nome. Seu reinado pessoal começou de fato em 1661, após a morte de seu ministro, o Cardeal Jules Mazarin.
                 Luis acabou com os resquícios de feudalismo que ainda haviam na França, adotou o absolutismo, acabando com o cargo de primeiro-ministro, mantendo um chanceler, quatro secretários e um administrador de finanças, todos submetidos ao seu controle. Aos 22 anos casou-se com Maria Teresa, filha do rei Felipe IV da Espanha.
                 Levou a França a liderança das potências europeias em sua época. E houve três guerras em seu reinado: a Guerra Franco-Holandesa, a Guerra dos Nove Anos e a Guerra da Sucessão Espanhola. No início de seu reinado, a França estava perto da falência, e a corte gastava em demasia. Em 1665, Luis nomeia Jean-Baptiste Colbert para a chefia da Controladoria Geral. Colbert promoveu uma reforma fiscal, tornando os impostos mais eficientes. Sua administração também criou novas indústrias, modernizou a Marinha, estradas e aquedutos.
               
                 Luis foi um grande contribuidor para o desenvolvimento das artes e ciências na França, inclusive dando proteção financeira a escritores como Molière e Racine. Foi durante seu reinado que foi construído o Palácio de Versalhes, a partir de um antigo pavilhão de caça de seu pai, Luis XIII. Foram inúmeras obras e ampliações, e no final o Palácio pronto tinha 1,9 mil quartos e toda a corte se mudou para lá, uma obra de arte, mas que deixou um grande saldo de mortes em sua construção. Também mandou construir o complexo conhecido como Hôtel des Invalides (Palácio dos Inválidos), construido para servir de moradia a militares que serviram na guerra e foram dispensados por doença ou em idade avançada.
                A vida amorosa de Luis, como de todo rei também foi muito movimentada. Em sua vida teve 3 amantes em título: Louise de La Vallière, Madame de Montespan e Madame de Maintenon., sendo esta última sua esposa secreta após a morte da rainha.
               Luis foi retratado em muitas obras, como no livro A Fabricação do Rei: A construção da imagem pública de Luis XIV, de Peter Burke, ou no romance de ficção O Homem da Máscara de Ferro, de Alexandre Dumas, que deu origem ao filme estrelado por Leonardo DiCaprio. Atualmente existe a série de TV Versailles, que traz o ator George Blagden como protagonista. Luis morreu em 1 de setembro de 1715, em Versalhes, deixando seu bisneto, Luis XV como herdeiro, já que todos os seus filhos já haviam falecido.

domingo, 4 de novembro de 2018

Um Juiz Não Pode Ser Ministro, Mas Um Condenado Pode Ser Presidente?

              A eleição brasileira de 2018 foi no mínimo muito tensa, mas por fim Jair Bolsonaro foi eleito presidente, depois de sobreviver a uma tentativa de assassinato, e impedido de fazer campanha nas ruas e TV por sua saúde, tendo feito o restante dela pelas redes sociais. Seus eleitores fizeram muita campanha pelas redes também e nas ruas.
              Como presidente eleito começou a anunciar seus ministros, até agora ótimas escolhas em minha opinião, mas com certeza a indicação do Juiz Sérgio Moro para Ministro da Justiça, a qual foi aceita no dia 1 de novembro, com certeza foi a que causou mais frisson. Moro é Juiz da Décima Terceira Vara Federal em Curitiba, e conhecido pelo povo por seu trabalho na Operação Lava-Jato. E por ter sido o homem a condenar o ex-presidente Lula, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
            Mas o que mais me deixa perplexa, é a oposição se posicionar firmemente contra a indicação de Moro, até mesmo alegando que tudo foi parte de um golpe para tirar o PT do poder e impedir Lula a concorre novamente (parte dessa mesma oposição até alegou ser falso o atentado contra o Bolsonaro, mesmo com as cirurgias e a cicatriz enorme na barriga como prova!).Ou seja essa mesma oposição queria um condenado como presidente! Um Juiz, um homem que passa por anos de estudo e preparação, que vive a justiça todos os dias não pode ser ministro, mas um condenado em segunda instância pode?
            Lula teve todo o processo legal, todos os recursos, muitos pedidos de habeas corpus negados e permanece preso. Mas essa parte que o defende não acordou ou o país tem muito mais ainda por trabalhar para que os valores e princípios sejam restabelecidos? Não sou ultra conservadora, mas o país entrou em uma espiral de corrupção e degradação nas últimas décadas, não podemos negar.
           Sou totalmente contra o comunismo e populismo, quando me perguntam: " Mas você se formou em História e é contra o socialismo?" , eu respondo "é justamente por isso, me mostre um lugar onde o socialismo deu certo?". Sou fã do trabalho do Juiz Sérgio Moro, e sei que terá muitas barreiras pela frente, mas lhe desejo muita sorte, tenho fé que ele não irá nos decepcionar. Já quem está devendo perante a justiça, acho bom achar um santo forte, pois vão precisar.

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Anjos de Quatro Patas: Pinscher

                Ele geralmente tem fama de "baixinho encrenqueiro", mas quem teve ou tem um não troca por nada. É uma raça dócil, que se adapta facilmente a vários tipos de ambiente. E são muito fofos com certeza. Vamos falar um pouco sobre o Pinscher.
                Sua origem não é absolutamente certa, mas o mais provável é que tenha vindo de cruzamentos entre um tipo de terrier de pelo curto, com Dachshund e Greyhound italiano. Podemos encontrá-los em tamanhos variados, já é conhecido como Pinscher miniatura, mas alguns chegam a ter o tamanho de um bibelô mesmo.
               Sua aparência muitas vezes lembra a de um mini Doberman, e sua alma às vezes também reflete isso rs. Ele é um cão muito amável e carinhoso com a família, mas é desconfiado e assume a posição de cão de guarda em relação a estranhos.
               É uma raça que tem muita energia e necessita de poucos cuidados (claro amor e carinho necessitam muito, como todos os cães!). Seu pelo é curto, sendo muito fácil cuidar de sua higiene. O Pinscher também não costuma apresentar problemas sérios de saúde e ter longevidade (tive um que viveu por dezessete anos).
              Uma verdade precisa ser dita, ele é um cão barulhento, sim o Pinscher gosta muito de latir. Mas comparado com muitas músicas que se ouvem hoje em dia, seu latido é uma sinfonia! Não ´um cão que aprecia a solidão, por isso é mais indicado para pessoas que não se ausentem tanto de casa.


             Ele é um pouco genioso (nós também não somos), mas muito inteligente e pode ser adestrado facilmente. Uma das coisas que se deve observar em relação a este cão, é a alimentação, pois tem uma tendência a engordar. Eu tenho um atualmente, que vive de dieta rs. Na hora de escolher um cãozinho com certeza se deve avaliar bem, independente da raça (ou se não tem também, vira-lata é tudo de bom!) os cuidados que se deve ter e a sua disposição. Eu sou fã dessa raça e recomendo.