Estamos começando o mês de setembro, que é o Mês Internacional de Prevenção ao Suicídio, sendo o dia 10 o Dia Mundial de Combate ao Suicídio. Decidi falar um pouco sobre o tema, porque infelizmente no último mês tive o conhecimento de vários casos, então realmente toda atenção é pouco.
Este é um tema muito mais complexo, por que como prevenir algo que não há exames, como o câncer de mama ou próstata por exemplo? Tudo são os sinais, e na verdade acho que sim, a sociedade tem grande parte da culpa, porque hoje em dia grande parte das pessoas não ouve o outro de verdade, escuta, mas não ouve.
Claro, a vida de todos hoje é muito estressante, corremos tanto, sem saber pra quê ou por que, mas está nas nossas mãos ser um pouco solidário. Quando perguntarmos a uma pessoa "tudo bem?" que seja de coração, e dispostos a ouvir o que ela tem a nos dizer, o que muitas vezes é feito com o olhar, ou o tom de fala. Muitas vezes sentimos que a pessoa não está bem, mas não somos capazes de ceder 5 minutos de nosso dia que talvez façam a diferença.
Os profissionais da área são extremamente importantes, mas às vezes como ninguém presta atenção estas pessoas nunca chegam até eles...E ajude a divulgar o que está ao alcance de todos, como por exemplo o telefone 141 do Centro de Valorização a Vida (CVV), porque talvez a pessoa prefira desabafar com um desconhecido.
Vamos nos policiar para que cada um contribua um pouco. É como Carl G. Jung disse: " Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana".
Nenhum comentário:
Postar um comentário