Foi confirmado, por unanimidade dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta feira, dia 05 de maio, a suspensão do mandato e afastamento, por tempo indeterminado, do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), da presidência da Câmara. A decisão veio ratificar a liminar do ministro Teori Zavascki, depois do mesmo analisar um pedido da Procuradoria Geral da República.
Antes mesmo da confirmação, o assunto estava fervilhando nas mídias, vários memes surgiram, e a hashtag #TchauQuerido ficou entre os trending topics do Twitter, no Brasil e no mundo (alguns muito engraçados mesmo!).
Os ministros mostram que Cunha fez uso do cargo para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato, e seu processo de cassação que tramita no Conselho de Ética da Câmara. O deputado diz que vai recorrer, que está sofrendo uma retaliação por conta do processo de impeachment da atual presidente e afirmou que não irá renunciar.
Por enquanto quem assume a presidência da Câmara interinamente é o deputado Waldir Maranhão (PP-MA). Ele também é investigado na Lava Jato! (acho que até eu devo estar nessa lista! Não salva um!). A Câmara avalia agora se mantém ou retira os benefícios de Cunha como presidente da mesma. O primeiro secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP) afirmou hoje que a Mesa Diretora vai editar um ato que pode manter parte dos privilégios de Cunha, assim como pode ocorrer com Dilma, que pode receber metade da remuneração se for afastada (isto está previsto na Lei do Impeachment!). Os benefícios que um presidente da Câmara tem direito são:
* Salário de R$ 33.763,00;
* Residência e veículo oficial da presidência;
* Equipe de seguranças;
* Foro privilegiado;
* Direito a utilização de jato da Força Aérea Brasileira;
* Cota parlamentar para gastos com passagens aéreas, telefone, gasolina, e escritório parlamentar;
* E uma "pequena" verba, no valor mensal de R$ 92.053,20, para efetuar pagamentos de assessores.
O advogado geral da União José Eduardo Cardozo, diz que pretende acionar o STF para anulação do processo de impeachment, com base no afastamento de Cunha. A comissão do impeachment se manifesta que isso não procede, já que os ritos foram seguidos à risca. Mais um capítulo dessa novela que está sendo nossa atual política....Teremos que aguardar os próximos...
Agora uma coisa eu dou o braço a torcer, mesmo sendo criticada por isso, ainda acho que ele fez um ótimo trabalho na votação da Câmara, que mais parecia o "Xou da Xuxa", com tantas homenagens a familiares. E por ele ter mantido a calma todo o tempo (ser xingado por horaaasss ao vivo, não deve ser fácil!). Mas que a justiça seja feita! Enquanto isso vamos dar risada dos memes tão criativos de nossos brasileiros!
Nenhum comentário:
Postar um comentário