Sua origem vem provavelmente dos cães Molossian romanos, mas a partir de 1660 foram levados aos Alpes Suíços e a partir de cruzamentos foram chegando ao que conhecemos hoje. O nome é proveniente do monastério Hospice du Grand St. Bernard, onde os monges se dedicaram a criação da raça.Inicialmente o propósito para esses cães era o de proteger propriedades, mas a partir do século XVIII começaram a ser usados em resgates, principalmente na neve.
No início do século XIX foram levados alguns exemplares para a Inglaterra, e logo depois para os Estados Unidos.Apesar de seu tamanho e força, é um cão de temperamento manso. É muito companheiro, carente, chegando a ser até um pouco possessivo. Mas quem resiste a fazer carinhos nesse grandalhão???
Também são cães muito sociáveis e de fácil aprendizado. Sua cor pode ser branca com vermelho ou branca e marrom, com manchas pretas na cabeça e área dos olhos.
Se você tem filhos, embora ele não seja do tipo tão brincalhão, tem uma boa dose de paciência com crianças. Tem um ritmo próprio (não é agitadão rs) e pode ser um pouco teimoso (até nós somos não?).
Necessita de alguns cuidados específicos como caminhadas periódicas para evitar a obesidade. Por conta de seu tamanho pode ter displasia de anca e torção do estômago, então é bom sempre fazer um check up e sua alimentação ser dividida em várias porções pequenas ao longo do dia.
Sou apaixonada pela raça, mas acho que nosso clima não é o ideal para esse cão. Existem algumas regiões com climas mais ameno em nosso país, mas onde moro raramente faz menos de 30º. Mas bem que queria esse companheirão, sim o São Bernardo também se dá bem com outros cães e até outros animais, é um dos cachorros mais paz e amor que existe! Além se ser simplesmente lindo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário