Francis Ford Coppolla nasceu em 07 de abril de 1939, em Detroit, no estado de Michigan, nos Estados Unidos. De origem italiana, o Ford foi uma homenagem ao criador da marca de automóveis, o qual patrocinava a orquestra que seu pai era co-diretor. Quando tinha dois anos, se mudou co a família para Nova York, tendo sido criado no Queens. Em sua adolescência fazia filmes com uma câmera 8 mm que ganhou de seu pai.
Em 1959 foi estudar cinema na UCLA, em Los Angeles. Nessa fase foi assistente do diretor Roger Corman, em filmes de baixo orçamento, e passou a escrever roteiros também. Em 1962 dirigiu e escreveu o roteiro de Os Amantes do Nudismo. Em 1963 dirigiu Dementia 13. No mesmo ano se casou com Eleanor Coppolla, com a qual teve quatro filhos.
Sua carreira estava em ascensão e dirigiu alguns outros flmes, até estourar com o roteiro de Patton- Rebelde ou Herói?, em 1970. Ganhou o Oscar por este roteiro em 1971. Mas foi no ano seguinte que entrou para a lista dos consagrados, quando dirigiu o grande clássico O Poderoso Chefão, o primeiro filme da série, adaptado da obra do escritor Mario Puzo. O filme venceu o Oscar de Melhor Filme e Roteiro Adaptado. E se tornou um grande clássico e referência em filmes sobre a máfia italiana.
A sequência, O Poderoso Chefão Parte II, lançado em 1974, venceu o Oscar em cinco categorias, incluindo Melhor Filme e Roteiro Adaptado novamente (é meu filme favorito da série, apesar de Marlon Brando arrasar no primeiro). Escreveu o roteiro para O Grande Gatsby, que não foi muito bem recebido por público e crítica (contrariando, eu gosto muito desse filme, principalmente em comparação com a nova versão). Coppolla então se dedicou a um projeto muito ambicioso Apocalypse Now. O filme teve grandes percalços até estrear e foi amado e odiado pela crítica e seus altos custos, quase levaram o estúdio recém criado por ele, American Zoetrope, a falência. Eu particularmente, acho um dos melhores filmes de guerra já feitos, muito mais concentrado nos efeitos psicológicos causados aos soldados do que nas batalhas. Com frases memoráveis e ótimas atuações, além da excelente trilha sonora.
Por conta de problemas financeiros, devido a projetos que não trouxeram o retorno esperado, o diretor teve que participar de projetos que normalmente não participaria. Teve alguns sucessos na década de 1980, como O Selvagem da Motocicleta, e no ano de 1990 lançou o último filme da trilogia O Poderoso Chefão Parte III (que não faz parte da história no livro de Mario Puzo) e que foi um grande sucesso de bilheteria.
Em 1997 dirigiu outro filme que simplesmente adoro O Homem que Fazia Chover, baseado na obra de John Grisham. A ênfase na ganância e desumanização da profissão de advogado são muito bem abordadas, juntamente com os dilemas éticos (como na maioria dos livros do excelente autor).
Hoje trabalha mais como produtor. É pai da também diretora Sofia Coppolla e tio do ator Nicolas Cage.
FILMOGRAFIA:
- Os Amantes do Nudismo (1962)-diretor/roteirista
- The Bellboy and the Playgirls (1963)-diretor/roteirista
- Dementia 13 (1963)-diretor/roteirista
- Agora Você é um Homem (1966)-diretor
- O Caminho do Arco Íris (1968)- diretor
- Caminhos Mal Traçados (1969)- diretor
- Patton- Herói ou Rebelde? (1970)- roteirista
- O Poderoso Chefão Parte I (1972)-diretor/roteirista
- O Poderoso Chefão Parte II (1974)- diretor/roteirista
- A Conversação (1974)- roteirista
- O Grande Gatsby (1974)- roteirista
- Apocalypse Now (1979)-diretor/roteirista
- O Fundo do Coração (1982)-diretor/roteirista
- Vidas Sem Rumo (1983)-diretor
- O Selvagem da Motocicleta (1983)-diretor/roteirista
- Cotton Club (1984)-diretor/roteirista
- Peggy Sue- Seu Passado a Espera (1986)-diretor
- Jardins de Pedra (1987)-diretor/roteirista
- Tucker, Um Homem e Seu Sonho (1988)-diretor
- Contos de Nova York (1989)-diretor/roteirista
- O Poderoso Chefão Parte III (1990)-diretor/roteirista
- Drácula de Bram Stoker (1992) diretor
- Jack (1996)-diretor
- O Homem que Fazia Chover (1997)-diretor/roteirista
- Supernova (2000)-diretor
- Velha Juventude (2007)-diretor/roteirista
- Tetro (2009)-diretor/roteirista
- Virgínia (2012)-diretor/roteirista
Nenhum comentário:
Postar um comentário