terça-feira, 30 de abril de 2019

Dica de Filme: Três Anúncios Para um Crime

                                     Ficha Técnica:

Título Original: Three Billboards Outside Ebbing, Missouri
Ano: 2018
Gênero: Drama
Direção: Martin McDonagh
Elenco: Frances McDormand, Woody Harrelson, Sam Rockwell, Peter Dinklage, John Hawkes, Samara Weaving


             Até onde você iria para conseguir justiça para quem se ama? O filme conta a história de Mildred Hayes, uma mãe inconformada pela falta de solução do assassinato brutal de sua filha. Ela acha que a polícia não fez o suficiente para dar um desfecho ao caso.
             Ela decide então alugar três outdoors em uma estrada pouco movimentada, chamando a atenção de quem passa sobre a ineficiência da polícia local.Essa atitude reflete na vida de muitas pessoas, inclusive da própria Mildred.

             Vemos paralelamente a história do delegado Willoughby, que vive um drama pessoal e ainda tem que lidar com a repercussão dos anúncios... Um dos personagens mais interessantes do filme entretanto é Dixon, o policial racista e com sérios problemas psicológicos. Suas cenas com Mildred são as melhores da trama.
                Mas ao longo da história vemos também que não se trata apenas de uma mãe em luto, mas sim uma mãe que sofre, porque acredita que poderia ter feito melhor, ter sido uma mãe diferente, e que talvez a luta por justiça foi a única coisa que lhe sobrou...
               E apesar de todas as críticas e ameaças, ele segue em frente. Uma mistura de idealismo e teimosia. Sem dúvidas, a melhor personagem da atriz, que lhe rendeu um Oscar. Nos emocionamos e também nos irritamos com Mildred de uma forma diferenciada. Sam Rockwell também ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu Dixon, um personagem bem complexo, que causa sentimentos complexos no espectador.
               Um dos melhores filmes dos últimos tempos, ele vai te prender na cadeira e te deixar triste, fazer você dar risadas e sentir revolta, talvez mais ou menos, mas é impossível deixar você indiferente.

             

segunda-feira, 29 de abril de 2019

A Arte das Palvras: Gabriel Garcia Marquez

           Ele foi uma das figuras literárias mais importantes do século XX. Foi jornalista, escritor, editor e até político. Muito admirado em todo o mundo, teve sua obra traduzida para muitos idiomas e vendeu mais de 40 milhões de livros. Vamos falar um pouco sobre a vida e obra de Gabriel Garcia Marquez.
           Gabriel José Garcia Marquez nasceu em 06 de março de 1927, em Arataca, na Colômbia. Boa parte de sua infância passou com os avós maternos, somente foi morar com o s pais em Barranquilla quando seu avô faleceu. Sua família era numerosa, ele tinha 10 irmãos. Em 1947 foi estudar Ciências Políticas, na Universidade de Bogotá, mas acabou abandonando o curso.
            Em 1948, se mudou para Cartagena e foi trabalhar como jornalista. Em 1949 se mudou para Barranquilla e foi trabalhar no jornal El Heraldo. Em 1954 passou a trabalhar para o El Espectador, em 1955 publicou seu primeiro romance A Revoada, e em 1958 foi para a Europa, para trabalhar como correspondente. Retornou mais tarde para Barranquilla e se casou com Mercedes Barcha, com a qual teve dois filhos.
           Em 1961, ele se mudou para Nova York, para trabalhar como correspondente, mas suas ligações com o regime socialista cubano não foi favorável para sua permanência no país, se muda então para o México.
            Em 1967 publica a sua obra mais famosa Cem Anos de Solidão, a obra é construída a partir do realismo fantástico, uma corrente literária que mistura a realidade com elementos mágicos. Na história, cada membro da família tem seu destino traçado com base na sua origem. Vemos como pano de fundo os problemas da América Latina, comum em suas obras. A obra vai ganhar uma adaptação cinematográfica, produzida pela Netflix.
           Em 1982 ganhou o prêmio Nobel da Literatura. Também era apaixonado por cinema. Tanto que em 1986 fundou a Escola Internacional de Cinema e Televisão em Cuba, com o objetivo de apoiar o cinema na América Latina.
             Com sua escrita peculiar, romances nada convencionais e tratando temas que tocam tão profundamente o ser humano, como a solidão, ele realmente conseguiu marcar seu nome na história. Meu livro favorito O Amor nos Tempos do Cólera foi escrito por ele, e quem leu não tem como não se apaixonar pela história de amor e percalços de Florentino e Fermina. O livro ganhou uma adaptação para o cinema, dirigido por Mike Newell e protagonizado por Javier Bardem
            Gabriel Garcia Marquez faleceu em 17 de abril de 2014, por complicações de uma pneumonia, depois de uma longa luta contra um câncer de pulmão. Sua obra porém o tornou imortal!

OBRAS:

  • A Revoada (1955)
  • Relato de um Náufrago (1955)
  • Um Senhor Muito Velho com umas Asas Enormes (1955)
  • Ninguém Escreve ao Coronel (1961)
  • O Veneno da Madrugada (1962)
  • Os Funerais da Mamãe Grande (1962)
  • A Sesta de Terça-Feira (1962)
  • La Santa (1966)
  • Cem Anos de Solidão (1967)
  • A Última Viagem do Navio Fantasma (1968)
  • A Incrível e Triste História de Cândida Erêndira e sua Avó Desalmada (1972)
  • Olhos de Cão Azul (1974)
  • El Otoño Del Patriarca (1975)
  • Todos Los Cuentos (1975)
  • Crônica de uma Morte Anunciada (1981)
  • O Verão Feliz da Senhora Forbes (1981)
  • Cheiro de Goiaba (1982)
  • O Amor nos Tempos do Cólera (1985)
  • A Aventura de Miguel Littín Clandestino no Chile (1986)
  • Um General em Seu Labirinto (1989)
  • Doze Contos Peregrinos (1992)
  • Do Amor e Outros Demônios (1994)
  • Notícias de um Sequestro (1996)
  • Como Contar um Conto (2001)
  • Viver para Contar (2002)
  • Memórias de Minhas Putas Tristes (2004)
  • Obra Jornalística 1: Textos Caribenhos (2005)
  • Obra Jornalística 2: Textos Andinos (2005)
  • Obra Jornalística 3: Da Europa e América (2005)
  • Obra Jornalística 4: Reportagens Políticas (2005)
  • Obra Jornalística 5: Crônicas, 1961-1984 (2005)
  • Eu Não Vim Fazer um Discurso (2010)

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Hoje é Dia de Clássico Bebê: O Iluminado

                                        Ficha Técnica:

Título Original: The Shining
Ano: 1980
Gênero: Terror
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers, Barry Nelson

               Quando se pensa em terror, este filme com certeza vem a mente. Baseado em um best seller do mestre dos livros de suspense/terror Stephen King, este filme se tornou um clássico. E apesar de causar calafrios, vale muito a pena assistir.
              Na história, Jack Torrance, é um escritor alcoólatra em recuperação, que aceita um emprego como zelador temporário no hotel Overlook, no Colorado durante o inverno. Ele se muda então com a família para lá. Mas eventos estranhos acontecem pelos corredores do hotel...
             Seu filho Danny é sensitivo, e passa a ser atormentado por visões de estranhos "hóspedes". Jack também começa a ser influenciado pelo hotel, e seu comportamento começa a mudar, e ele tem dificuldades para distinguir o real do imaginário...
           Sua família também sente sua ausência, afinal Jack está sempre ocupado com seu livro....ou não? Interpretado por Jack Nicholson, seu personagem é sombrio e intrigante. O ambiente criado pelo diretor é arrepiante. As cores marcantes, personagens sinistros (a cena da banheira!)e uma trilha sonora assustadora tornam esse filme um clássico.
           Mesmo não sendo uma grande fã do gênero (e ficando com medo até hoje rs) assisti várias vezes e recomendo. Apesar de ter recebido críticas por parte do autor do livro, o longa foi, e ainda é um sucesso. Sou suspeita, pois nas adaptações de livros para as telonas, sempre achei que Kubrick era um mestre. Vale a pena conferir, ou rever para quem é fã como eu.

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Bad Boys que Amamos: Jesse Pinkman

         Breaking Bad foi um sucesso gigantesco, a série que terminou em 2013 ainda hoje faz sucesso, tendo inclusive dado origem ao spin-off Better Call Saul. E um dos motivos para esse sucesso era a química entre o protagonista e seu pupilo Jesse Pinkman.
         Logo no início da série, vemos o protagonista Walter White, acompanhando seu cunhado Hank, policial do DEA, em uma batida para apreender um laboratório de metanfetamina, e ele vê então fugindo da casa da vizinha, seu ex-aluno Jesse, e descobre que ele é conhecido como "Capitão Cook", um produtor de metanfetamina.
            Walter, que está com câncer terminal e quer deixar um dinheiro para sua família, procura Jesse para uma parceria, e a partir daí seguimos sua história. Jesse é usuário de drogas desde a adolescência, tendo sido expulso de casa pelos pais. Ele cuidou de sua tia com câncer e acabou ficando em sua casa quando ela morreu. A casa é palco de várias situações bizzaras vividas entre Pinkman e Walt.
         Jesse acaba vendo em Walt um modelo, até mesmo um pai, e acaba fazendo tudo por ele. Mas apesar de querer ser mau, no fundo ele tem um bom coração, e quando comete atos realmente ruins, ele entra em conflito. Na verdade, a pessoa para a qual ele faz mais mal, é ele mesmo.
           Mas ao longo da série, e depois de acontecimentos cruciais, Pinkman entra num espiral de autodestruição, e aos poucos sua alma vai se tornando sombria....Algumas das cenas mais emocionantes da série são protagonizadas por ele. E as cenas mais hilárias também! As caras do personagem são simplesmente memoráveis!
          Interpretado brilhantemente por Aaron Paul, Jesse é meu personagem favorito, e olha que eu assisti a série toda seis vezes! Não tem jeito de não torcer por ele. E apesar de ser de uma maneira destorcida, vemos um exemplo, pois ao longo da série o personagem vai ao fundo do poço e consegue dar a volta por cima várias vezes.  Com certeza ele é um bad boy que amamos e é inesquecível! Vida longa a Jesse Pinkman!

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Ícones da Moda: Gianni Versace

             Ele foi um gênio da moda, que revolucionou as passarelas, e até a forma como as mulheres viam as roupas. Italiano, de gênio forte, viveu e, infelizmente também morreu de forma teatral. Apesar de ter partido jovem, deixou um legado no mundo da moda, e uma empresa consolidada, administrada durante anos por sua família, e atualmente pertence ao grupo Michael Kors. O estilista que iremos falar é Gianni Versace.
            Giovanni Maria Versace, nasceu em 02 de dezembro de 1946, na cidade de Reggio di Calabria, na Itália. Aprendeu a costurar com sua mãe, e desde cedo mostrou talento para seguir essa carreira. Em 1972 mudou-se para Milão, e em 1978 fundou sua grife, a Versace.
              Seu estilo era glamouroso, sexy, Versace desenhava para mulheres fortes, de personalidade, decididas. Podemos perceber logo em seu início influências da Mitologia grega e das obras de Andy Warhol. Era muito apegado à família, seu irmão Santo era CEO de sua marca, e sua irmã Donatela, designer e vice-presidente, além de ser uma grande inspiração para suas obras.
           
             Ao longo dos anos 80 consolidou-se no mundo da moda, e sua grife virou um império internacional. Seus desfiles eram como shows de rock, tanto na produção quanto na euforia que causavam. Trabalhava com top models famosas como Naomi Campbell, Cindy Crawford, Linda Evangelista.
            Em 1989 produziu o figurino da Ópera de São Francisco. O símbolo escolhido pelo criador para representar a marca foi a Medusa. Segundo uma versão, ele se apaixonou pelo símbolo que era desenhado em uma maçaneta em uma uma mansão que comprou. Seja como for, ficou gravada em nossa mente.
            Em 1993, Versace foi diagnosticado com um tipo raro de câncer de ouvido. Nesse período o controle da empresa passou para sua irmã Donatela e seu irmão Santo. Ele deu a volta por cima e continuou a frente das criações da marca. Tinha clientes e amigos muito famosos como Lady Diana.
           Em 15 de julho de 1997, foi assassinado na porta de sua mansão em Miami. O assassino Andrew Cunanan, tinha assassinado quatro outros homens, e os motivos até hoje permanecem um mistério, já que o assassino fugiu da polícia e cometeu suicídio cerca de uma semana depois. Foi um grande frenesi, foram escritos livros, reportagens, e em 2018 a segunda temporada da série American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace trouxe a história do crime e do assassino, ganhando vários prêmios.
           Felizmente o destino da marca não foi selado com aquele crime brutal, e a Versace ainda é muito forte no mundo da moda, com uma vasta gama de produtos, tendo ficado no controle da família por muitos anos, até que foi adquirida pelo grupo Michael Kors. Infelizmente, independente de qualquer motivo, um artista foi interrompido no auge de sua carreira de uma maneira covarde , mas a Versace felizmente permaneceu como uma marca de pessoas que vieram ao mundo para brilhar. Descanse em paz Gianni.


quinta-feira, 4 de abril de 2019

Talento em Foco: Tom Hanks

           Ele é uma das lendas de Hollywood, um ator conceituado e muito premiado. Com papéis memoráveis e dono de um grande carisma, ele tem uma longa carreira, e provavelmente muito chão pela frente. Vamos falar um pouco sobre Tom Hanks.
           Thomas Jeffrey Hanks, nasceu em 09 de julho de 1956, na cidade de Concord, na Califórnia/EUA. É ator, diretor, produtor e roteirista. Seus pais se divorciaram quando ele era criança, e ele passou a viver com seu pai. Ele era um garoto com grandes problemas de timidez, o que o levou a buscar o teatro para superá-los.
           Ele se muda para Sacramento, onde atua em teatro e conhece sua primeira esposa, Samantha Lewes, Em 1979 ele se muda para Nova York, onde consegue um pequeno papel no filme He Knows You're Alone, o que abriu a porta para novos papéis, como na série Bosom Buddies.
           Ao longo dos anos 80 atuou em várias séries de TV e seu primeiro protagonista veio em 1984 em Splash- Uma Sereia em Minha Vida. Em 1988 ele se casa pela segunda vez, com a atriz Rita Wilson. Seus papéis nesse período foram principalmente em comédias, até que em 1993 deu vida a Andrew Beckett, um advogado com AIDS que sofre e luta contra o preconceito causado pela desinformação sobre a doença. Ganhou o Oscar de Melhor Ator pelo papel. Minha atuação favorita dele.
                Em 1994, em um papel bem diferente, mas não menos brilhante, ganhou o Oscar de Melhor Ator novamente, dessa vez como Forrest Gump, no longa de mesmo nome. Participou de outros grandes sucessos como O Resgate do Soldado Ryan  e Apollo 13, e também do filme que dirigiu The Wonders- O Sonho Não Acabou. 
               Em 2000 atua em outro grande sucesso de público e crítica, o filme Náufrago, onde vive o protagonista Chuck Noland, um inspetor da FedEx que fica preso em uma ilha deserta por 4 anos. Um filme seu que eu particularmente adoro é O Terminal, de 2004. Viktor Navorski é um personagem inesquecível, em um filme leve, inspirador e muito emocionante.
            A partir de 2006, ingressou na franquia dos filmes baseados nas obras de Dan Brown, como o professor Robert Langdon, no filme O Código Da Vinci. Repetiu o papel ainda em Anjos e Demônios  e Inferno. Outro filme que eu adoro é A Viagem, um filme complexo, onde ele interpreta vários personagens, e como sempre muito bem.
             São muitos papéis icônicos, e não dá para discorrer sobre todos. Da comédia ao drama, do herói ao vilão, todos sempre interpretados como só um ícone do cinema consegue. Filmes excelentes para ver e rever, e torcer para que sua carreira ainda seja como um cometa: longa e brilhante.
                                                   FILMOGRAFIA:

  • Trilha de Corpos (1980)
  • Splash: Uma Sereia em Minha Vida (1984)
  • A Última Festa de Solteiro (1984)
  • Voluntários da Fuzarca (1985)
  • O Homem do Sapato Vermelho (1985)
  • É Preciso Dizer Adeus (1986)
  • Um Dia a Casa Cai (1986)
  • Nada em Comum (1986)
  • Dragnet- Desafiando o Perigo (1987)
  • Quero Ser Grande (1988)
  • Palco de Ilusões (1988)
  • Uma Dupla Quase Perfeita (1989)
  • Meus Vizinhos São um Terror (1989)
  • Joe Contra o Vulcão (1990)
  • A Fogueira das Vaidades (1990)
  • Uma Equipe Muito Especial (1992)
  • Sintonia de Amor (1993)
  • Filadélfia (1993)
  • Forrest Gump- O Contador de Histórias (1994)
  • Apollo 13- Do Desastre ao Triunfo (1995)
  • The Wonders- O Sonho Não Acabou (1996)* ator/diretor
  • O Resgate do Soldado Ryan (1998)
  • Mens@gem Para Você (1998)
  • À Espera de Um Milagre (1999)
  • Náufrago (2000)
  • Prenda-me Se For Capaz (2002)
  • Estrada Para  Perdição (2002)
  • O Terminal (2004)
  • O Expresso Polar (2004)
  • Matadores de Velhinhas (2004)
  • Elvis Ainda Não Morreu (2004)
  • O Código Da Vinci (2006)
  • Jogos do Poder (2007)
  • Anjos e Demônios (2009)
  • Tão Forte e Tão Perto (2011)
  • Larry Crowne- O Amor Está de Volta (2011)*ator e diretor
  • A Viagem (2012)
  • Walt nos Bastidores de Mary Poppins (2013)
  • Capitão Phillips (2013)
  • Ponte dos Espiões (2015)
  • Ithaca (2015)
  • Sully- O Herói do Rio Hudson (2016)
  • Negócio das Arábias (2016)
  • Inferno (2016)
  • The Post: A Guerra Secreta (2017)
  • O Círculo (2017)
  • Greyhound (2019)