segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

No Brasil não tem terrorismo? Olhe mais de perto....

               Sempre quando vemos notícias de ataques terroristas na mídia, sempre ouço várias pessoas dizerem: "Que bom que no Brasil não existe terrorismo". Mas será que é bem assim mesmo?? Pelo conceito o terrorismo é a dominação pelo terror, Essa dominação verifica-se em atos violentos cujo fim é semear o terror. Se for assim, acho que não só temos terrorismo, mas em um nível bem avançado!
              Todos sabemos o quanto a violência só cresce em nosso país. Nosso código penal mais que ultrapassado e todos os benefícios que existem hoje só servem de estímulo cada dia mais para quem não quer seguir as regras. As várias rebeliões registradas nos últimos dias no Norte e Nordeste, com direito a cenas mais do que macabras, por conta das disputas entre várias facções criminosas, nos mostram um belo exemplo de "terror". Enquanto isso as autoridades continuam afirmando que tem tudo sobre controle e que não existe uma "onda" de rebeliões....
                E não é só dentro dos presídios que o medo se instala. Nunca sabemos onde e quando poderá acontecer algum ato contra nós e nossas famílias. São tantos assaltos, sequestros, e muitos infelizmente não terminam com um final feliz para as vítimas...O número gigantesco de menores de idade envolvidos em tais crimes, também é muito mais do que alarmante!
                 E o perigo não é somente andar sozinho pelas ruas. São muitos "arrastões" em bares, restaurantes, e o mais comum, no congestionamento do trânsito. Os assaltos em "saidinha" do banco também são figuras carimbadas nos noticiários...
                São muros cada vez mais altos, investimentos em equipamentos de segurança, câmeras, cercas elétricas, portões eletrônicos, carros blindados...Tudo isso na esperança de sobreviver mais um dia...Já que tanto dinheiro que seria utilizado em saúde, educação e segurança, e que melhoraria provavelmente este quadro se perde no meio do caminho...Se isso não é um tipo de terrorismo, então não sei o que é...



sábado, 14 de janeiro de 2017

Talento em Foco: Glenn Close

               Ela é uma atriz versátil, de um talento que não se pode negar. Pode interpretar a boa moça, mas suas vilãs e mulheres psicologicamente perturbadas com certeza se destacam.
                Glenn Close nasceu em 19/03/1947, em Greenwich, Connecticut, nos Estados Unidos. Vivia com a família em uma fazenda. Quando tinha 13 anos seu pai abriu uma clínica no Congo Belga (hoje Zaire), onde ela passava um tempo, alternando com colégios na Suíça. Estudou arte dramática no College of Willian and Mary, em Williamsburg, na Virgínia. Em 1974 estreou na Companhia de Teatro de Nova York.
                Fez sua estreia no cinema em 1982, no filme O Mundo Segundo Garp, onde interpretou a mão de Robin Williams, apesar de ser somente cinco anos mais velha que este. O papel lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. No ano seguinte atuou no filme O Reencontro, onde sete colegas dos tempos de universidade se reencontram no funeral do amigo mais brilhante, que cometeu suicídio., e fazem então um balanço de suas vidas. Foi novamente indicada ao Oscar por este filme.
             Em 1984 atua no filme Um Homem Fora de Série, como Iris Gaines, contracenando com Robert Redford, e novamente foi indicada ao Oscar. Em 1985 trabalha no filme O Fio da Suspeita, no papel da advogada Teddy Barnes, contracenando com Jeff Bridges.
              Em 1987, seu talento fica mais do que em evidência, no filme de Adryan Line, Atração Fatal, onde ela interpreta Alex Forrest, a amante psicótica (muito, muitooo louca) de Dan Gallagher, vivido por Michael Douglas. Desta vez foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz.Em 1988 interpreta a Marquesa de Merteuil (meu personagem favorito dela), em um dos meus filmes favoritos, Ligações Perigosas, onde atua também o excelente John Malkovich. Foi novamente indicada ao Oscar de Melhor Atriz, mas perdeu para Jodie Foster (como, até hoje ninguém sabe).
                Em 1990 atua no drama O Reverso da Fortuna, como Sunny Von Büllow, uma milionária que entra em coma e é alvo do suposto interesse de seu marido (personagem de Jeremy Irons) por seu sinheiro. Em 1991 trabalha no longa de Steven Spielberg Hook- A Volta do Capitão Gancho. No ano seguinte atua no sucesso A Casa dos Espíritos, ao lado de Meryl Streep. Em 1994 atua ao lado de Michael Keaton e Robert Duvall no longa O Jornal.
                Em 1996 atua em três produções: O Segredo de Mary Reilly , de Stephen Frears; Marte Ataca, de Tim Burton e como a vilá Cruela DeVil na produção infantil 101 Dálmatas. Em 1997 atua no drama Um Canto de Esperança, como Adrienne. O filme trata sobre a invasão de Cingapura pelos japoneses, que levaram várias pessoas a um campo de concentração japonês durante a Segunda Guerra Mundial. E Adrienne, apesar de tudo, decide formar um coral no local.
                 Em 1998 atua no longa de Robert Altman, A Fortuna de Cookie. O longa traz Julianne Moore e Liv Tyler no elenco. No ano 2000 trabalha no filme Coisas que Você Pode Dizer Só de Olhar Para Ela, onde a história de cinco mulheres se entrelaçam. O filme tem Cameron Diaz e Holly Hunter no elenco. No mesmo ano repete seu papel de Cruela no filme 102 Dálmatas. Em 2003 vive Olivia Pace no filme A Francesa, com Kate Hudson e Naomi Watts.
                 Em 2004 tem um pequeno papel no filme Mulheres Perfeitas, com Nicole Kidman como protagonista. No ano seguinte atua no drama Por Conta do Destino, dirigido por Chris Terrio, Em 2007 atua no romance Ao Entardecer, com Claire Danes.
                 Glenn ainda atuou na quarta temporada da série The Shield, como a capitã Monica Rawling e foi a protagonista da série Damages, exibida de 2007 a 2012, como a advogada Patty Hewes. Ela ganhou um Globo de Ouro por este papel.
                  Em 2011 atuou no longa de mesmo nome do personagem principal Albert Nobbs, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz (novamente em uma excelente atuação), mas perdeu para Meryl Streep. Apesar de adorar a cerimônia do Oscar, acho que muitas vezes não cumpre seu papel de premiar os melhores, e ela com certeza é uma das injustiçadas, pois com certeza ela tem talento de sobra para ter pelo menos uma estatueta. Quem sabe uma hora chega o homenzinho dourado para ela!







Boy Magia da Semana: Jeremy Irvine

               Ele é um dos rostinhos muito bonitos da nova geração do cinema. Um astro em escensão, que tira muitos suspiros, com certeza. Seu rosto combina com o mocinho ou bad boy. É ator, modelo escritor. O Boy Magia é Jeremy Irvine.
               Jeremy Smith nasceu em 04/04/1990, em Gamlingay, na Inglaterra. Começou sua cerreira de ator na série inglesa Life Bytes, em 2009, como o protagonista Luke.  Em 2010 atuou pela Royal Shakespeare Company na peça Dunsiname.
              Em 2011 veio sua grande oportunidade no cinema. Foi escolhido pelo diretor Steven Spielberg para estrelar o filme Cavalo de Guerra (lindo filme, choro horrores!), onde interpreta Albert Narracott, e sua trajetória de amizade com seu cavalo, que é vendido para a cavalaria inglesa na Primeira Guerra Mundial. Em 2012 vive o jovem Pip, na adaptação da obra de Charles Dickens Grandes Esperanças, ao lado de Ralph Fiennes e Helena Bonham Carter.
               Em 2013 interpreta o jovem Adam no romance Agora e Para Sempre, com Dakota Fanning (ela cresceu e agora contracena com os mais lindos, ai que inveja!). Em 2013 também atua no drama Um Longa Viagem, onde dá vida a versão jovem do protagonista Eric vivido por Colin Firth.Em 2014 vive Percy Shelley, marido da escritora Mary Shelley, no longa Mary Shelley's Monster.
                Em 2014 também atua no suspense Fora de Alcance, como o jovem guia Ben, ao lado de um psicótico Michael Douglas (se bem que eu também o caçaria no deserto!), o filme dá aquele nervoso até o final, mas temos muitas cenas com o gato sem camisa! Ainda em 2014 atua em A Mulher de Preto 2, um suspense/terror de arrepiar os cabelos! Em 2015 atuou em Stonewall- Onde o Orgulho Começou, o filme conta a história do início do movimento LGBT, e da revolta com o nome do filme que culminou na Parada Gay. O filme ainda traz o gato rebelde Jonathan Rhys-Meyers no elenco.
              Em 2016 inicia seu papel como o anjo caído Daniel Grigori (por que não cai um anjo assim no meu colo??), na adaptação para os cinemas da série de livros de Lauren Kate, no filme Fallen. Está previsto para estrear em 2017 com o filme Billionaire Boys Club, com Kevin Spacey e Emma Roberts. Com esta beleza e talento, o gato promete. Vamos aguardar ansiosamente que seu sucesso continue. Até o próximo Boy Magia! Kisses!!
 

 

 


sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

O Artista Boêmio: Modigliani

                Ele foi um espírito rebelde como tantos outros artistas.Sua intenção era "tirar a roupa" dos seres humanos e assim mostrar suas almas. Os nus, compõem boa parte de sua obra. Foi rival e admirador de Picasso.
                
                                 La Belle Romaine (1917)

                    Amedeo Clemente Modigliani, nasceu em 12/06/1884, em Livorno, na Itália. Provinha de uma próspera família judaica. Foi incentivado as artes por sua mãe desde criança. Estudou artes em Veneza e Florença. Quando criança teve febre tifoide, o que fez com que sua saúde fosse debilitada pelo resto de sua vida.
                         Retrato de Jeanne Hébuterne (1917)

                    Em 1906 se muda para Paris, onde viviam grandes artistas. Teve uma longa relação com Jeanne Hébuterne, que além de ser uma de sua musas, era pintora e teve uma filha com ele. Em suas obras vemos traços da pintura expressionista. A maioria de suas obras são de mulheres, mas não um fiel retrato de sua beleza, mas enfatizando na solidão e apatia, mostrando o vazio de nossas existências.
                       Leopold Zbowski com uma bengala (1918)

                 Tem como características marcantes os rostos femininos alongados. Utilizava-se muito das cores vermelha e amarela em suas obras. Se dedicou a arte da escultura também, sendo influenciado pelo cubismo e pela arte africana. Embora seus trabalhos tivessem elementos de alguns movimentos, o artista não se enquadrava em nenhum. Seus traços são simples mas marcantes. Em 1917 fez sua primeira exposição individual, na Galeria Weil, de Paris.
             Retrato de Jeanne Hébuterne em grande chapéu (1918)

                Na vida pessoal, Modigliani, que já tinha a saúde fragilizada, não se preocupava muito com ela...Frequentador assíduo dos bairros boêmios, era um grande consumidor de álcool e haxixe, o que agravou sua saúde já bem debilitada...
                O final de sua vida foi uma história digna de uma ópera. Se inscreveu em um concurso de pintores em paris, do qual vários pintores com um certo nome fizeram parte, inclusive Picasso. Em uma noite, no final de janeiro de 1920, antes de saber que era o vencedor do concurso, Modigliani foi assaltado, o que piorou sua saúde já extenuada pela tuberculose e o grande consumo de álcool. Faleceu em 24/01/1920, em Paris. Sua companheira e grande musa, Jeanne, estava grávida de outro filho seu e se suicidou as vésperas do parto...
                               Menina em azul (1918)

                   Sua obra, como a de muitos artistas, foi mais apreciada após sua morte. Ele viveu sua vida intensamente, o que o levou a partir tão cedo, como um protagonista de um livro do romantismo. Em 2004 foi lançado um filme sobre sua vida, Modigliani- A Paixão Pela Vida, dirigido por Mick Davis, e com o ator Andy Garcia interpretando o pintor. Foi o filme que me fez querer conhecer sua vida e obra, e espero que tenha contribuído um pouco para atiçar a curiosidade de vocês....







quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Hoje é Dia de Clássico Bebê: A Sombra de Uma Dúvida

                                           Ficha Técnica

Título Original: Shadow of a Doubt
Ano: 1943
Gênero: Suspense/Policial
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Teresa Wright, Mac Donald Carey, Joseph Cotten, Henry Travers, Patricia Collinge

              O mestre do suspense certamente revolucionou o cinema com Psicose, mas este é meu filme favorito do diretor, rodado bem antes dos ataques de Norman Bates. No filme, o personagem Charlie Oakley (Joseph Cotten) é procurado por algum crime, mas como Hitchcock sabia envolver o telespectador, ficamos no escuro sobre o que se tratava....
                Para fugir do encalço da polícia, ele vai para o interior viver com sua irmã Emma (Patricia Collinge) e a família desta. Entre os entes encontra-se sua sobrinha Charlie, que fica fascinada pelo carisma do tio com o qual divide o mesmo nome.
                Porém por esperteza e um sexto sentido, a menina começa a desconfiar de seu tio, e passa a investigá-lo. O espectador torce pelo sucesso da menina, porque quer saber o que acontece, e ao mesmo tempo teme por ela e sua família.
                   O filme aborda uma questão muito interessante, que é o amor pode nos cegar quanto ao erro dos outros? Como admitir que uma pessoa que amamos e ainda por cima temos um laço de sangue pode ser capaz de atos terríveis? Como separar os sentimentos? Como lidar com o medo que se sente por alguém que se ama?
                   E neste caso o vilão sabe ser muito charmoso, carismático, ou seja um manipulador nato....Tanto que com isso consegue cometer seus crimes...Mas para quais saber quais são, tem que assistir rs...